sábado, 20 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

FESTA EM SALVADOR TEM SURTO DE DOENÇA RESPIRATÓRIA

Redação - 16/12/2021 13:30

O surto de doenças respiratórias que tem lotado as unidades de saúde de emergência de Salvador é real. Uma festa de aniversário realizada na Praia do Buracão, no último sábado (11), com 25 pessoas, resultou em, pelo menos, dez com sintomas gripais característicos, como moleza, febre, tosse e mal-estar. O aniversário em questão foi do produtor cultural Thiago Pilloni, que fez 31 anos e decidiu comemorar na praia justamente por ser um local aberto e ventilado. “Todos estavam sem máscara, pois bebíamos cerveja, mas era um local aberto e com 25 pessoas. Não houve uma aglomeração”, diz.

Além disso, Pilloni garante que todos os presentes estavam com a vacina contra a covid-19 em dia. No entanto, ninguém havia se vacinado contra a gripe. Esse é um dos motivos que faz o grupo pensar que não esteja contaminado com covid. “Nos parece que é gripe, pois o surto agora é esse. Mas pode ser, sim, que seja uma covid com sintomas leves, não com aqueles sintomas de quem não tomou vacina”, argumenta. Dos dez doentes, apenas uma pessoa precisou buscar atendimento médico.

“Um dos meus amigos chegou a ir para o hospital, foi medicado e está tomando antibiótico. Os outros estão cuidando em casa, como se fosse uma gripe mesmo. Alguns até já disseram que estão melhor, mas continuam isolados por precaução”, relata. Pilloni foi um dos 15 que não ficaram doentes e conta que os amigos começaram a relatar os sintomas na segunda-feira, “após a ressaca da festa ter passado”, como ele mesmo brinca. O grupo não sabe identificar se houve e quem seria a pessoa que estava doente e passou para os demais.

Embora ainda não tenham sido testados, o aniversariante disse que tem orientado o grupo a fazer o exame de covid-19 antes de romper o isolamento e participar de alguma confraternização de Natal. “Mas todos estão tranquilos. Nós achamos que vai ser algo que passe em uma semana, como se espera de uma gripe”, afirma.

Foto: (Marina Silva/Arquivo CORREIO)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.