sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.5871 Dólar 5.2485

SONDA ESPACIAL TOCA O SOL PELA PRIMEIRA VEZ

Redação - 15/12/2021 19:50

Uma sonda da agência espacial americana (Nasa) tocou o Sol oficialmente pela primeira vez. O anúncio foi feito nesta terça-feira (15). Trata-se da Parker Solar Probe, lançada em 2018, que fez uma viagem pela camada mais externa da atmosfera do Sol, conhecida como coroa.

De acordo com a Nasa, a sonda entrou em uma região onde os campos magnéticos são suficientemente fortes para dominar o movimento das partículas energéticas. Os resultados foram publicados na revista científica Physical Review Letters e aceitos para publicação no periódico Astrophysical Journal.

Os cientistas informaram ainda que a sonda voou pela coroa em abril em meio à oitava aproximação da espaçonave ao Sol. Eles explicam que a exploração da área de perto pode ajudar a entender melhor as explosões solares capazes de interferir na vida na Terra. As informações também vão auxiliar a compreender sua evolução e sua influência no sistema solar.

A Parker estava a 13 quilômetros de distância do centro do sol quando cruzou pela primeira vez a fronteira irregular entre a atmosfera solar e o vento solar. A espaçonave “mergulhou” para dentro e para fora da coroa pelo menos três vezes, cada uma com uma transição suave, de acordo com os cientistas.

A sonda continuará se aproximando do Sol e avançando na coroa até uma grande órbita final em 2025. Dados preliminares sugerem que Parker também encostou no Sol em agosto, mas os estudiosos afirmaram que mais análises são necessárias.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.