quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5076 Dólar 5.1535

CIENTISTA DIZ QUE CONDIÇÕES PARA VITÓRIA DE BOLSONARO É DIFÍCIL

Redação - 15/12/2021 09:30

As condições ainda existem, mas o caminho para a vitória de Jair Bolsonaro em 2022 é difícil. É assim que o cientista político Yascha Mounk, autor do best-seller “O Povo contra a Democracia”, avalia o cenário eleitoral do Brasil para o ano que vem. O alemão, que é professor na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, se tornou uma celebridade ao dissecar a recente onda de populismo no mundo. Desde 2018, ele observa a cena política brasileira e classifica Bolsonaro como um “populista”.

Em entrevista à BBC News Brasil, Mounk diz que as condições que levaram à vitória de Bolsonaro em 2018 ainda estão presentes no Brasil, mas que a rota para que o presidente se reeleja é difícil, embora isso não signifique que o país não possa eleger outra pessoa com o mesmo perfil do atual presidente. “Algumas das pré-condições (para o resultado de 2018) continuam existindo, mas a forma que essa energia populista tomará não necessariamente será Bolsonaro”, afirmou.

Mounk diz que ainda é cedo para falar que o mundo vive um recuo na onda populista que, segundo ele, vem afetando o mundo, mas que alguns acontecimentos como a pandemia têm servido de lembrete à população de que competência política e gerencial são importantes. O cientista político afirma ainda que a economia deverá ser o principal tema das eleições brasileiras tanto pela desigualdade social do país quanto pelo medo que setores da chamada nova classe média têm de voltarem à pobreza.

Fonte: BBC News Brasil

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.