SECRETÁRIO DE SAÚDE CONFIRMA SURTO DE GRIPE E ALERTA SOBRE A DENGUE

SECRETÁRIO DE SAÚDE CONFIRMA SURTO DE GRIPE E ALERTA SOBRE A DENGUE

O secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, confirmou que a capital baiana passa por um surto de gripe, nesta terça-feira (14). Só neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou 56 casos de Influenza H3N2 no município.

O período em que essas ocorrências foram registradas não foi detalhado. Em julho, a prefeitura abriu a vacinação contra a gripe para o público geral, mas a aderência à campanha foi baixa.

Léo Prates explicou que o plano de remobilização das Unidades Dedicadas ao Atendimento das Síndromes Gripais, os chamados gripários, está sendo avaliado, para desafogar a procura dos pacientes nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

“O nosso sistema é o mesmo. Eu sei que nossa população está sofrendo, e eu sou solidário, nós estamos fazendo o máximo, mas nós precisamos da colaboração da população. Esse surto de gripe poderia ser evitado, com a vacinação e o uso de máscaras”.

Ainda não há previsão de quando o plano de remobilização dos gripários será colocado em prática. Segundo o secretário, apesar do surto ainda não há um agravamento dos pacientes com gripe, por isso a medida mais urgente é testar as pessoas, para diferenciar quem está com Influenza A e quem está com Covid-19.