quarta, 24 de abril de 2024
Euro 5.5076 Dólar 5.1535

7 MOTIVOS PARA INCLUIR BROTOS DE LEGUMES E VERDURAS NA ALIMENTAÇÃO

Redação - 18/04/2019 08:34 - Atualizado 18/04/2019

Incluir brotos em saladas e diversos outros preparos ajuda dar um sabor fresco e até mesmo certa crocância aos pratos. Eles podem ser de beterraba, brócolis, couve-flor, repolho, feijão, cenoura ou de qualquer outro legume. Conhecidos também como microgreens, eles podem ter mais de 60 variedades e ser aliados à saúde. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Maryland e pelo Centro de Pesquisa Agrícola de Beltsville, nos Estados Unidos, os brotos possuem concentrações de fitoquímicos até 40 vezes maiores do que seus frutos correspondentes. Por isso, além da alta capacitade nutritiva, descubra outros sete motivos para adicioná-los na dieta.

  1. Eles reduzem o risco de doenças cardíacas

Alimentos plant based, como os microgreens, geram efeitos positivos na pressão sanguínea, por serem boas fontes de vitaminas e fibras.

  1. Eles podem ajudar no combate ao câncer

Uma pesquisa publicada no periódico acadêmico Future of Oncology, em 2013, aponta que o sulforafano, um composto encontrado em brotos de brócolis, tem o potencial de atingir as células-tronco cancerígenas.

  1. Eles melhoram a imunidade

A maioria dos brotos possuem potenciais anti-inflamatórios que ajudam o nosso sistema imune a blindar o corpo contra vírus e bactérias capazes de gerar tosse, dor de garganta e outras enfermidades comuns.

  1. Eles ajudam a melhorar a visão

A luteína é um fitoquímico que ajuda na saúde da visão. Ela está presente em diversos vegetais como couve, espinafre, agrião, salsão e alface, sendo que altas concentrações podem ser encontradas nos brotos dessas folhas. Uma pesquisa publicada no periódico acadêmico Frontiers in Plant Science, em 2017, aponta que a luteína dos microgreens ajuda os olhos a absorver o excesso de intensidade da luz, um problema muito comum entre aqueles que trabalham em frente ao computador e sofrem com dores de cabeça, em decorrência disso.

  1. Eles reduzem a constipação

Assim como a maioria das folhas, os brotos são formados de fibras que ajudam na regulagem do intestino e diminuem a constipação.

  1. Eles ajudam a evitar doenças digestivas

Muitos brotos podem ser considerados como prebióticos, capazes de alimentar a nossa flora intestinal saudável. Por isso, eles são ótimos para manter a absorção e funcionamento do sistema digestivo. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, aponta que as fibras prebióticas presentes nos microgreens ajudam na proliferação dos microrganismos associados à saúde e ao bem-estar.

  1. Eles podem ajudar a diminuir o colesterol ruim

Um estudo publicado no The Journal of Agricultural and Food Chemistry, em 2016, aponta que os brotos de repolho roxo podem ajudar no controle do colesterol ruim e ser aliados à perda de peso, quando inseridos em uma dieta que prioriza o consumo de gorduras. Mas lembre-se, os resultados positivos só podem ser adquiridos em rotinas alimentares saudáveis.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.