terça, 16 de abril de 2024
Euro 5.6197 Dólar 5.287

ÚLTIMO SARAU DE ITAPUÃ DO ANO CELEBRA O DIA NACIONAL DO FORRÓ

Redação - 13/12/2021 10:55 - Atualizado 13/12/2021

Recém declarado patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o forró é celebrado no dia 13 de dezembro, considerado Dia Nacional do Forró em virtude do nascimento de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”.

E para comemorar tudo isso, o último Sarau de Itapuã deste ano receberá Paroara do Acordeon para um arrasta-pé fora de época. A banda de samba Júnior Nu Balanço completa a programação do evento, que acontece nesta segunda-feira, dia 13 de dezembro, às 18h, na Casa da Música, com acesso gratuito. O público deve ficar atento às normas e protocolos sanitários adotados.

O forró, expressão musical nascida no Nordeste brasileiro, acaba de ser declarado patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que considerou a expressão musical como um supergênero por agrupar diversos ritmos e expressões musicais como o baião, o xote, o xaxado, o chamego, o miudinho, a quadrilha e o arrasta-pé.

Depois do forró, o grande homenageado da noite vai ceder espaço para outro ritmo genuinamente baiano, o samba. A banda soteropolitana Júnior Nu Balanço apresentará seu show com canções do samba de roda da Bahia, além de sucessos de artistas consagrados nacionalmente como Grupo Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Raça Negra, Grupo Raça, Grupo Revelação, Exaltasamba, dentre outros.

Sarau de Itapuã é um projeto da Casa da Música voltado para apresentações das diversas manifestações culturais, como a dança, teatro, música, literatura e as artes plásticas, onde os artistas, além de divulgarem seus trabalhos, trocam experiências com outras pessoas da área cultural, em Salvador.

 

Protocolos de segurança: Em atenção aos decretos vigentes, os Espaços Culturais da SecultBA passam a exigir comprovação vacinal (duas doses ou dose única) a artistas, equipe técnica e público, mediante apresentação do cartão de vacinação ou do Certificado COVID obtido através do aplicativo “CONECT SUS” do Ministério da Saúde. Além disso, o decreto determina ainda que os Espaços Culturais devem obedecer a limitação de 70% de sua capacidade, e que deve ser garantido o distanciamento mínimo de um metro entre os visitantes. Os demais cuidados como o uso de máscaras, medição de temperatura e higienização das mãos com álcool gel também continuam sendo obrigatórios.

 

 

SERVIÇO:

Sarau de Itapuã

Com Paroara do Acordeon e banda Júnior Nu Balanço

Quando: 13/12 – 18h

Onde: Casa da Música

Quanto: Gratuito

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.