A Bahia é o principal centro industrial e químico do Nordeste. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia, o estado encerrou o 3º trimestre de 2021 como 3º maior produtor de gás natural e 2º maior de petróleo em terra no Brasil. E a aceleração da produção e do crescimento deste mercado deve proporcionar ainda mais investimentos para a cadeia produtiva.
Hoje temos 51 concessões, no Ativo Bahia são 17. E após a conclusão, agregaremos mais 9 campos do Polo Miranga, também na Bacia do Recôncavo, após a conclusão do processo de cessão junto à Petrobras. O investimento na aquisição deste último ativo foi de US$ 220,1 milhões, e a retomada destes 9 campos irá proporcionar um impacto socioeconômico fundamental na região. O campo de Miranga possui a terceira maior produção acumulada de gás em campos terrestres no Brasil.
Na esteira da abertura do mercado de gás natural no Brasil, temos nos posicionado estrategicamente ao adquirir ativos que possuem a capacidade de produção representativa quando comparada ao mercado consumidor do Nordeste. Temos atuado no sentido de conectar os campos produtores diretamente aos consumidores finais e distribuidoras de gás canalizado. Essa estratégia, combinada ao histórico comprovado de eficiência operacional, é determinante para o fornecimento de um insumo mais competitivo e que possa, sobretudo, substituir o vácuo deixado com a saída da Petrobras da região.
Nos últimos 20 anos, desde que assumimos a operação na Bacia do Recôncavo, produzimos 4,7 vezes mais do que estimado inicialmente no primeiro relatório de reservas certificado. É importante dizer que os campos maduros em bacias terrestres estão localizados em áreas remotas e de baixo IDH que, em grande parte, dependem dos royalties como fonte suplementar da renda dos Municípios. Fazemos questão de contratar e capacitar mão de obra local, gerando renda e benefícios para nossa comunidade.
E, há sete anos, criamos o Projeto Ciranda Viva Recôncavo, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida nas comunidades no entorno de nossas operações. O projeto também é composto pelo Ciranda Educativa, que promove a educação ambiental e alimentar de crianças de 4 a 6 anos; Ciranda Esportiva, onde incentivamos crianças e adolescentes entre 7 a 17 anos para a prática de esportes; e Ciranda de Leitura, onde oferecemos reforço escolar, oficinas de leitura e produção de texto, com mais de 250 beneficiários. E nessa linha temos destacado o nosso enfoque no social em nossas políticas de ESG. Nossa trajetória é de transformações, aprendizados, conquistas e visão para contínuo crescimento. Temos o foco de nos tornar líderes no fornecimento de gás natural no Nordeste.
Foto: divulgação