ENEM 2021 NÃO ANIMA ESTUDANTES DE SALVADOR

ENEM 2021 NÃO ANIMA ESTUDANTES DE SALVADOR

Debaixo de uma tímida chuva que caiu em Salvador no final da manhã deste domingo, 21, estudantes chegaram as instituições de ensino da capital baiana para o que pode ser um momento de virada em suas vidas, com a realizaão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No Colégio Estadual Central da Bahia, os poucos presentes fizeram jus a uma prova esvaziada e com menor número de inscritos desde 2005.

Neste domingo, além das provas de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, os estudantes fizeram a redação com o tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Eles voltam às escolas no próximo domingo, 28, para as provas de Matemática, Códigos e Suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.

Uma hora antes da abertura dos portões, que aconteceu às 12h, menos de 50 pessoas esperavam para fazer a prova no colégio. Entre elas, jovens treineiros acompanhados por pais, estudantes que concluíram o ensino médio neste ano e aqueles que já fizeram o Enem outras vezes, mas seguem na luta do seu sonho de entrar em uma universidade e estudar o que gosta. Minutos antes da abertura, o movimento cresceu, mas seguiu longe do visto em outras aplicações da prova. Após quase dois anos de aulas virtuais e pouco espaço para a educação pública, o perfil dos candidatos também pareceu diferente e alunos de colégios estaduais foram minoria entre os ouvidos pelo Portal A TARDE.

Em julho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que o Enem de 2021 teve 3.109.762 pessoas com a inscrição confirmada, menor número desde 2005. Além disso, um levantamento feito pelo Semesp (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior) mostra que 11,7% dos inscritos para o Enem 2021 são pretos. É a menor proporção desde 2009, quando eles representaram 6,3% dos inscritos. A redução também é observada entre os estudantes mais pobres.

Foto: divulgação