quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5256 Dólar 5.1535

PF QUER INVESTIGAR DESVIOS NO ORÇAMENTO SECRETO

Redação - 19/11/2021 16:55
Foto: Divulgação/ Polícia Federal

A Polícia Federal solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) autorização para abrir um inquérito com o fim de investigar o envolvimento de parlamentares em desvios de recursos por meio das emendas de relator, no chamado orçamento secreto. O pedido foi encaminhado à ministra Rosa Weber.

O objetivo inicial é identificar os autores das emendas com irregularidades já apontadas pela Controladoria-Geral da União (CGU), referentes à compra de tratores.

No referido orçamento secreto, o parlamentar escolhido relator do Orçamento tem a possibilidade de encaminhar diretamente aos ministérios sugestões de aplicação de verbas da União. No entanto, nesse processo não é divulgado o nome de quem fez a solicitação dos recursos. Dessa forma, o dispositivo tem sido utilizado pelo governo para turbinar as emendas de aliados em troca de apoio no Congresso.

Além deste novo pedido da PF, já tramitam no Supremo outros dois inquéritos sobre o orçamento secreto, ambos com a relatoria do ministro Ricardo Lewandowski.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.