sexta, 10 de maio de 2024
Euro 5.5465 Dólar 5.1457

FLEXIBILIZAÇÃO DOS PROTOCOLOS CHEGA AOS CONDOMÍNIOS

Redação - 13/11/2021 11:30 - Atualizado 13/11/2021

Com pouco mais da metade da população (57,8%) vacinada com as duas doses do imunizante contra a Covid-19, o país registrava até a noite de anteontem – última atualização do Consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais disponível até 18h de ontem – 610,2 mil óbitos pela doença, 21,9 milhões de casos (15,3 mil novos) e 183,9 mil exames estavam em acompanhamento.

A despeito do número de mortes ter diminuído em função do avanço da cobertura vacinal, e a julgar pela grande quantidade de gente nas ruas, a discussão se vai ou não haver Carnaval em 2022, até parece que a pandemia acabou. Só que não. E estava até demorando, mas a flexibilização e a retomada das atividades também chegaram aos condomínios –, mas de um ano e meio depois, para o desespero de alguns moradores.

Casamento, formatura, Halloween, evento do Dia das Crianças, churrasco da firma, café da manhã em homenagem à campanha Novembro Azul (de prevenção ao câncer de próstata), – tem de tudo rolando nos salões de festas, piscina, espaço gourmet, quadra de esportes e demais áreas comuns dos residenciais, explica o síndico profissional Robson Carvalho, administrador de cinco empreendimentos na Grande Salvador.

Presidente do Sindicato da Habitação na Bahia (Secovi), Kelsor Fernandes é taxativo: “a pandemia não acabou, e está longe de acabar. É preciso regramento”, diz, referindo-se à necessidade da manutenção dos protocolos sanitários contra o coronavírus em todos os espaços, como preconizado pelas autoridades em saúde. “O administrador precisa ser enérgico nesse sentido, não deixar correr solto”.

Acostumada com a tranquilidade (entre aspas) dos dias de isolamento, em que as únicas pessoas a circular pelo prédio onde reside eram os próprios moradores (no elevador, somente pessoas da mesma família), uma professora moradora da Pituba se viu às voltas com torneio esportivo na quadra do prédio nas últimas semanas, com direito a uma série de visitantes, e foi questionar o síndico, também morador.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.