quarta, 17 de abril de 2024
Euro 5.6247 Dólar 5.2425

EUROPA DEVERÁ RETOMAR MEDIDAS PARA CONTER CORONAVÍRUS

Redação - 12/11/2021 17:17 - Atualizado 12/11/2021

Diante do aumento recente de casos de Covid-19 na Europa, o diretor de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, disse nesta sexta-feira, 12, que muitos países certamente precisarão retomar medidas restritivas.

“Na Europa, agora, temos uma transmissão intensa”, declarou Ryan. “Quanto mais intensas as interações sociais e quanto mais ocorrerem em lugares não ventilados, sem uso de máscaras, maior será o risco, principalmente nos países de baixa cobertura vacinal”, completou.

Na última semana, foram registrados cerca de 2 milhões de novos casos e 27 mil mortes pela doença na Europa. O número de óbitos representa mais da metade de todas as mortes por Covid no mundo nesse período.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que o contágio é maior sobretudo nas nações com baixas taxas de vacinação, localizadas na Europa Oriental. Porém, também houve alta casos na parte ocidental do continente, mesmo em países com boa adesão aos imunizantes e entre os melhores do mundo em relação à cobertura vacinal.

“As vacinas não substituem a necessidade de outras precauções. Não são vacinas ‘ou’, são vacinas ‘e’”, apontou Tedros.

O representante da OMS lembrou que as vacinas diminuem o risco de hospitalização, casos graves e mortes, mas não impedem totalmente a transmissão. “Nenhum país pode simplesmente vacinar para sair da pandemia. Com a combinação certa de medidas, é possível que os países encontrem o equilíbrio entre manter a transmissão baixa e suas sociedades e economias abertas”, declarou.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.