quarta, 24 de abril de 2024
Euro 5.5076 Dólar 5.1535

ENEM: ESPECIALISTAS DÃO DICAS DE COMO ESCOLHER CURSO

Redação - 10/11/2021 07:00

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa no próximo dia 21, mas muitos alunos ainda não sabem qual curso irão escolher. Com a substituição dos vestibulares pelo Enem, os estudantes não precisam mais fazer as provas já com a faculdade e o curso em mente. O acesso acontece pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que acontece nos primeiros meses de 2022, ainda sem data confirmada. O candidato Pedro Costard, de 17 anos, é um dos que vão deixar para a última hora.

Pedro está no 3º ano do Ensino Médio do Colégio Montessoriano, em Salvador, vai fazer o Enem 2021, mas ainda não sabe qual curso vai escolher. “Eu sou muito chegado à Arte, História e Informática. Mas é difícil escolher porque cada uma dessas áreas está ligada a diversas profissões e não é porque eu gosto de arte que eu vou querer fazer isso a minha profissão, que eu vou querer trabalhar com isso”, diz ele.

O candidato diz que não tem pressa e que vai tentar acertar na profissão, mas, se não der certo, terá outras chances. “Eu estou tranquilo e recomendo isso para os outros também. Vai dar certo e, se não der, a gente tenta de novo. Tem tantos casos de pessoas com 50 anos ou até bem mais se formando, às vezes pela primeira vez ou às vezes a pessoa volta para finalmente fazer o curso que sempre sonhou. É isso, a gente pode errar, não precisa já acertar de primeira, não somos perfeitos”.

Pedro conta que, por sorte, tem o apoio da mãe, que passou por seis cursos diferentes. “Ela foi experimentando e, se não gostava, saía. E ela me diz que eu posso fazer o mesmo, que eu não preciso ter medo de errar e o importante é encontrar o que eu gosto. Meu pai, por outro lado, já se preocupa mais com essa minha decisão, tem um pouco mais de pressa, digamos assim. Mas eu sei que é algo que tem que partir de mim, muitas vezes as pessoas escolhem a profissão que os pais querem. Minha avó, por exemplo, quer que eu faça Medicina, mas eu não me encaixo na profissão, até acho interessante, mas isso não é suficiente”, acrescenta.

A pedagoga e coordenadora do 9º ao 3º do Colégio Montessoriano, Carina Menezes, defende a importância da reflexão sobre a profissão ainda durante o Ensino Médio. “Hoje a gente tem um sistema de acesso às universidades muito aberto. Então a gente percebe alunos indecisos que vão lá na hora do Sisu ver para qual curso a nota que eles têm dá para passar, e aí acabam escolhendo aquilo porque é o que eles conseguiram. Isso faz com que, às vezes, o aluno faça anos do curso ou até termine e só então se dê conta de que não era aquilo que queria”, diz.

Já Marcela Dantas, psicóloga e orientadora educacional do Instituto Ifba campus Vitória da Conquista, ressalta que, caso isso aconteça, não é preciso encarar como um ‘período jogado fora’. “Fazer uma escolha não significa ignorar completamente as opções que ficaram. Esses múltiplos interesses e conhecimentos podem ser o seu diferencial na profissão. Uma pessoa de Humanas que goste ou tenha conhecimentos de Exatas vai ser um destaque porque a maioria das pessoas naquele meio não vão ter esse perfil. Aí a pessoa vai poder encontrar algo que conecte as duas coisas, hoje estamos numa sociedade cada vez mais interdisciplinar”, coloca.(Correio)

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.