sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ANTES DE REUNIÃO COM JERÔNIMO EM BRASÍLIA, RUI APONTA CAUSAS PARA O ATRASO NA PONTE SALVADOR-ITAPARICA

Douglas Santana - 26/09/2023 11:00

Em entrevista à Rádio Sociedade da Bahia, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, revelou o principal motivo do atraso das obras de construção da ponte Salvador-Itaparica. O início das obras estava previsto para o ano de 2020, ano que teve a pandemia de Covid-19.

Segundo o ex-governador da Bahia, a catástrofe sanitária causou uma grande variação de preço nos insumos, gerando um desequilíbrio contratual.

“Os grandes projetos, não só na Bahia, mas no mundo inteiro, foram prejudicados por quase três anos de pandemia. Todos os grandes projetos do mundo. E a nossa ponte foi alcançada por esse impacto. Houve uma mudança completa dos preços dos insumos para as grandes obras, o que desalinhou os contratos todos”, afirmou Rui.

Nessa segunda (25), o ministro baiano se reuniu com o governador Jerônimo Rodrigues (PT). De acordo com Rui, em breve, o consórcio chinês deve iniciar o processo de sondagem, que é a realização dos furos no solo para a colocação dos pilates da ponte.

“A gente espera o mais rápido possível iniciar duas ações importantes para essa obra: a sondagem, que são esses furos, com um furo para cada pilar; além da dragagem, que a Marinha solicitou que fosse feita na Baía de Todos-os-Santos, próximo ao porto, evitando, portanto, que a manobra dos navios ocorra próxima aos pilares da ponte. Essas duas obras devem ser feitas em breve”, disse o petista.

Nesta terça, 26, às 17h, Jerônimo e Rui participarão, em Brasília, de mais uma reunião com o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao. A ponte Salvador-Itaparica estará em pauta.

 

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.