sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

DECISÃO SOBRE CARNAVAL DE SALVADOR DEVE SER TOMADA ATÉ DIA 15, DEFENDE PRESIDENTE DE COMISSÃO DA CMS

Redação - 10/11/2021 19:16

Presidente da Comissão Especial de Acompanhamento da Retomada de Eventos da Câmara Municipal de Salvador, o vereador Cláudio Tinoco (DEM) defendeu o prazo para a próxima segunda-feira, 15, para que o prefeito da cidade, Bruno Reis (DEM), e o governador da Bahia, Rui Costa (PT), decidam sobre a realização do Carnaval em 2022.

Tinoco criticou o governador que disse hoje que não vai aceitar “ultimatos” de empresários do setor nem de ninguém sobre a realização da festa do ano que vem (veja aqui). A comissão aprovou um relatório que dá prazo de 5 dias para que seja decidido se Salvador vai ter a folia ano que vem.  “Ele precisa tomar uma decisão e cabe a ele tomar ou não. Se não tomar até segunda, para mim, é o cancelamento tácito do Carnaval de 2022”.

O relatório inclui ainda dez recomendações e sugestões do eventual formato da festa, com a exclusão das festas Furdunço e Pipoco, e controle da entrada de turistas feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“É importante fazer essa releitura sobre o prazo de cinco dias. A Comissão foi constituída em agosto com propósito mais amplo que o Carnaval, para acompanhar a retomada de eventos e assim temos feito, desde o início da flexibilização […] tivemos uma audiência no dia 19 de outubro para todo Carnaval e festas de ruas, e incorporamos esse prazo apresentado até pela PM, que esteve lá e disse que era o tempo para o planejamento e até para ter condição de adaptar algum protocolo”, explica Tinoco, que diz que estiveram presentes na sessão ainda a Saltur e representantes dos blocos, camarotes e demais entidades.

“O governador tem falado em relação à questão da condição sanitária, indicadores da pandemia, mas não diz que indicador”, afirmou. O vereador aponta também para a queda no número de mortos e infectados na capital baiana. “Enquanto nós fomos ao site oficial da SMS, como Câmara, como fiscalizadores, e identificamos que houve queda de 75% nos óbitos entre setembro e outubro, quando morreram 160 pessoas em Salvador em setembro e 40 pessoas em outubro, reduzindo, repito, 75% de óbitos. Quando fomos ao site oficial e identificamos que no último final de semana 117 pessoas que estavam internadas em leitos de UTI ou clínicos, apenas 22 estavam com diagnóstico confirmado de covid”, acrescentou Tinoco.

 

Veja também: Reis garante que só pretende fazer Carnaval se Rui estiver de acordo

 

Foto: Márcio Reis/Ag Haack

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.