quarta, 24 de abril de 2024
Euro 5.5076 Dólar 5.1535

ACB PROMOVE APROXIMAÇÃO ENTRE SEFAZ SALVADOR E CONTRIBUINTES

Redação - 10/11/2021 07:00

O Núcleo das Micro, Pequenas e Médias Empresas da Associação Comercial da Bahia (MPMEs/ACB) realizou encontro ontem, com foco em um ambiente de negócios favorável para Salvador. A reunião contou com palestra da secretária municipal da Fazenda, Giovanna Victer, sobre “Aperfeiçoamento da Relação Fazenda e Contribuinte e Transformação Digital da Sefaz”. Coordenador do Núcleo das MPMEs da ACB, Carlos Gantois destacou o encontro como caminho para a necessária aproximação entre os setores produtivos e os poderes públicos. “Estamos construindo com a Sefaz um ambiente de aproximação com o contribuinte, sobretudo com as micro, pequenas e médias empresas, que representam o grande lastro da economia soteropolitana, baiana e brasileira. Não se pode matar as galinhas dos ovos de ouro, sob pena de se quebrar o desejado ciclo virtuoso da economia”, alertou Gantois.

Dentre os temas abordados por Giovanna Victer, destaques para o Planejamento Estratégico Sefaz+ Por Salvador e a integração do município à RedeSim. “Mobilizamos nossas equipes e nos adequamos ao que existe de mais moderno, tornando mais célere a abertura de empresas em Salvador, o que é também uma forma de estimular a economia”, pontuou. A gestora citou ainda o sistema Gestão do Simples Nacional (GSN), disponível no Portal Nota Salvador, que permite que empresas optantes pelo Regime do Simples Nacional realizem a autorregularização no caso de eventuais divergências referentes ao Imposto Sobre Serviços (ISS), antes mesmo da abertura de ações fiscais que possam resultar em penalidades.

Moderador do encontro, o advogado tributarista Marcelo Nogueira Reis disse que a iniciativa fortalece a educação fiscal. “A fiscalização pedagógica é louvável. Muitos contribuintes querem ter suas certidões limpas e esperam apenas uma oportunidade para resolver dívidas que, em muitos casos, se arrastam há anos”, exemplificou. A secretária destacou ainda a importância de conhecer as demandas dos setores produtivos para orientar as ações da pasta. “Estamos aqui para ouvir os empresários e definir quais desafios enfrentar primeiro. Vivemos um ambiente macro de imprevisibilidade. Portanto, temos que gerar negócios, empregos e desenvolvimento na nossa cidade”, ponderou Victer.

Vice-coordenadora do Núcleo das MPMEs da ACB, Rosemma Maluf também elogiou o diálogo. “O diálogo sempre é o melhor caminho para a busca de soluções. Portanto, usando um termo bastante comum no ambiente das startups, vamos aproveitar estes encontros para pivotar o ambiente de negócios na nossa cidade”, disse. O encontro foi realizado na sede do Sebrae/Ba e teve como anfitrião o superintendente Jorge Khoury, que reforçou “a necessidade da sinergia entre os setores produtivos e os poderes públicos em prol dos pequenos negócios.” (A Tarde)

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.