sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.8331

TURISMO: SALVADOR E ILHÉUS ALINHAM PROTOCOLOS PARA CHEGADA DE CRUZEIROS NO VERÃO

Redação - 09/11/2021 06:58

Ocorreu ontem uma reunião entre as secretarias de Saúde e Turismo de Salvador e de Ilhéus para falar sobre os protocolos sanitários dos Cruzeiros que vão chegar no verão. Uma reunião que, de acordo com Fábio Mota, titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), serviu para consolidar o grupo de trabalho conjunto que envolve as secretarias e também a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “A reunião aconteceu para alinhar as nossas ações nesse sentido porque tem protocolo que cabe ao município e tem protocolo que é de responsabilidade do estado cumprir. Além de falar sobre os protocolos que estão bem claros e serão facilmente cumpridos, programamos as ações em conjunto”, disse Mota, avisando que novas reuniões devem acontecer.

Entre os protocolos estabelecidos pela Anvisa, as principais são a obrigatoriedade de vacinação contra a covid-19 – à exceção de crianças e pessoas não elegíveis a receber o imunizante -, a limitação da ocupação dos navios à 75% da sua capacidade, o uso de máscaras nos terminais e também a bordo e a testagem regular de 10% dos funcionários dos cruzeiros em contato com os passageiros.

Precauções para que a retomada dos cruzeiros, que não desembarcaram aqui no último verão por conta da pandemia, aconteça sem maiores problemas. O que interessa muito a Salvador, que deve receber pelos cruzeiros um público maior do que o do fim de 2019 e começo de 2020, quando 180 mil turistas chegaram à cidade por navios.

“A nossa expectativa é que, pelos cruzeiros, 200 mil turistas desembarquem em Salvador de novembro de 2021 até março de 2022. Um número que representa muito para nossa cidade, que tem na sua base primária o turismo, com 30% da economia ligados diretamente a essa área. E, destes 200 mil, cada um deve gastar em torno de R$ 500 por dia, o que aquece a economia e ajuda na nossa retomada”, projeta Fábio Mota. A reportagem procurou as secretarias de turismo do Ilhéus e do estado para falarem sobre a reunião e a expectativa de desembarques por navios no verão, mas não teve retorno até o fechamento desta matéria.(Correio)

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.