Nos dias 23, 24 e 25 de novembro, o Serviço Social do Comércio (SESC) vai realizar o primeiro “Seminário Nacional de Arte e Educação”. Além de mesas de debate, o evento conta com cursos on-line e gratuitos sobre diversos temas, como racismo nas redes, educação, cinema e arte pública. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até o dia 15 de novembro pelo site da instituição.
Os cursos serão realizados sempre das 10h às 12h (horário de Brasília), por meio da plataforma Teams. A programação é direcionada aos profissionais de cultura e comunicação – educadores, artistas, críticos, curadores, produtores e aos profissionais de educação – professores de dança, artes visuais, música e teatro, que atuam na Educação Básica. Não haverá emissão de declaração para as mesas de debates, somente para as oficinas.
Os cursos on-line e gratuitos do SESC têm como objetivo debater questões relacionadas à diversidade, acessibilidade, diferenças de gerações e territorialidade e aos modos de mediação e desenvolvimento cultural.
Confira as informações divulgadas sobre alguns dos cursos:
Racismo nas Redes: da Desinformação aos Algoritmos (23/11)
Com a participação de Tarcizio Silva, pesquisador, produtor cultural e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, esse curso apresenta um panorama dos debates sobre camadas digitais da discriminação e violência racial nos ambientes digitais.
O que é público? Caminhos para Mediação Cultural e Arte Pública (23/11)
Ministrado por Lúcia Padilha, arquiteta, arte educadora e produtora cultural, esse curso abordará os conceitos sobre a arte pública e a utilização desses acervos como recurso para mediação cultural e ações educativas multidisciplinares e transversais, tendo como referência o conjunto de obras de arte pública da cidade do Recife mapeadas pelo projeto “Recife Arte Pública”.
Cinema e Educação (24/11)
Abordagem da linguagem do audiovisual a partir de saberes localizados e formulados por perspectivas diferenciadas e dissidentes. O curso será ministrado por Noá Bonoba, travesti, atriz, roteirista, cineasta, preparadora de elenco, dramaturga, Doutoranda pelo PPGCOM – UFC.
Mediação Teatral: entre o Presencial e o Digital (24/11)
Ministrada por Poliana Bicalho, que é mãe, educadora, pesquisadora e mediadora cultural, a oficina aborda o campo teórico-metodológico da mediação cultural, com recorte na práxis desenvolvida no campo das artes cênicas.
Foto: divulgação