terça, 07 de maio de 2024
Euro 5.4766 Dólar 5.0836

FERNANDA MONTENEGRO DIZ QUE BOLSONARO NO PODER É PIOR DO QUE A DITADURA

Redação - 08/11/2021 16:25

Após se tornar uma imortal da Academia Brasileira de Letras, Fernanda Montenegro concedeu uma entrevista ao Fantástico. Além de falar dos planos para o novo cargo, a atriz de 92 anos criticou o atual governo e disse que a era de Jair Bolsonaro no poder é pior do que o período da Ditadura Militar (1964-1985), já que a chegada do político ao poder foi legitimada pelo voto.

“É pior [do que a ditadura], porque veio pelo voto, então há uma organização política por trás, tradicional, que opta por essa calamidade e por essa tragédia. Em todo governo de força, a primeira coisa é estrangular a cultura das artes, porque é um onde o país existe com a assinatura e com a opção de um futuro”, falou ela para a repórter Sônia Bridi.

Na década de 1980, Fernanda Montenegro recusou o convite de José Sarney para ser ministra da Cultura no primeiro governo civil após o período da Ditadura Militar (1964-1985). Na ocasião, ela escreveu uma carta em que dizia “pobre do país cujo governo despreza, hostiliza e fere os seus artistas. Esse Brasil acabou”.

Neste domingo (7), ela se corrigiu: “Esse Brasil não acabou. Nós estamos numa hora trágica, mas vai acabar. Uma hora acaba”. Questionada qual seria a saída para isso, a artista respondeu que é o tempo.

“O Brasil comprovou que não é possível ter reeleição, foi comprovado que a reeleição exige compra, venda e aluguel do poder político. Esse homem [Bolsonaro] não está no poder da noite para o dia”, enfatizou.

Tranquila ao criticar o governo, Fernanda falou que não está calma com a atual situação. “A contestação está igual, a visão trágica do momento que a gente vive está igual, mas não é que eu esteja calma. Às vezes eu tenho a impressão que temos um país em Brasília que coloniza o Brasil aqui, mas a gente deve cantar”, pediu.

Foto: Tv Globo

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.