quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5256 Dólar 5.1535

ITABUNA: LOGRADOUROS PÚBLICOS GANHAM LUZ AZUL

Redação - 07/11/2021 10:00

As principais pontes sobre o Rio Cachoeira, no centro de Itabuna, incluindo a Passarela da Ilha do Jegue, ganharam iluminação especial na cor azul como ação de suporte à 17ª edição do Mutirão do Diabetes promovido pela ONG Unidos pelo Diabetes, Hospital Beira Rio e Prefeitura de Itabuna. Segundo o superintendente de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Francisco de Sousa Lino Filho, praças públicas serão alcançadas.

Ele explica que é muito importante que as pessoas coloquem luz azul nas suas casas em apoio ao projeto que neste ano que acontece de forma híbrida pela segunda vez. Um total 1.200 pacientes selecionados pela Secretaria Municipal de Saúde que estão passando por exames de fundo do olho e do pé diabético no Centro de Atenção Integral à Criança e Adolescente (Caic Jorge Amado), no Jardim Primavera.

A diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB), da Secretaria Municipal de Saúde, Alessandra Lopes, disse que os pacientes foram selecionados previamente num trabalho de busca-ativa que envolveu os Agentes Comunitários de Saúde. “Fizemos a seleção dos pacientes em todas as Unidades Básicas e de Saúde da Família. Encaminhamos os nomes para a coordenação do Mutirão do Diabetes. Agora, estão sendo atendidos pela nossa equipe multidisciplinar num trabalho magnífico”, afirmou.

Cada paciente recebeu convite e senha com hora marcada para passar pelos exames no Caic Jorge Amado, com o rigoroso cumprimento de protocolos de biossegurança de prevenção à Covid-19. O atendimento se utiliza de equipamentos tecnológicos avançados, com recursos de inteligência artificial, telemedicina, algorítimo e retinografia digital, inclusive com médicos especialistas em atendimento remoto depois da seleção de casos mais graves.

O evento foi lançado na noite de quarta-feira, dia 3, contando com a participação da secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, que representou o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), vice-prefeito Enderson Guinho, secretário de Relações Institucionais e Comunicação, José Alcântara Pellegrini, coordenador de Comunicação, Afonso Dantas, autoridades, vereadores e artistas. Há 17 anos, o Mutirão do Diabetes mobiliza colaboradores, moradores, médicos e instituições na prevenção e controle  ao diabetes na cidade. Foram 15 edições que aconteceram no formato tradicional, tendo inspirado mais de 25 municípios a realizarem o evento em várias regiões do Brasil.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.