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VEJA DICAS PARA TENTAR UMA VAGA TEMPORÁRIA

Redação - 02/11/2021 10:45

Os últimos meses do ano trazem milhares de vagas temporárias para atender à demanda de final de ano, em especial nos setores de comércio e serviços. Em tempos de desemprego recorde, o trabalho temporário é uma chance de os desempregados voltarem ao mercado de trabalho. Por isso, ajeitar o currículo para essas vagas é essencial, segundo especialistas.

De acordo com Rogerio Bragherolli, economista especialista em capital humano e empregabilidade, com o crescimento do comércio eletrônico em função da pandemia, qualificações relacionadas a tecnologia, e-commerce e atendimento virtual devem ser priorizadas no currículo.

As informações relacionadas à flexibilidade profissional também devem ser ressaltadas pelo candidato. Segundo o especialista, é essencial apresentar disponibilidade para o trabalho. “Do ano passado pra cá, muita coisa mudou no mercado de trabalho. Competências como a flexibilidade, a proatividade e a boa comunicação passaram a ter mais relevância do que nunca”, ressalta.

Segundo Bragherolli, a maioria das vagas é encontrada pela internet, em portais específicos de empregos, em grupos em redes sociais e em canais de grandes centros de compras, que oferecem espaço para os candidatos colocarem seus dados.”Muitas das atividades devem ser na área de vendas, mas, com a expansão do e-commerce, é possível encontrar trabalho também na área de logística, armazenamento, empacotamento, entre outras atividades relacionadas”, afirma.

Bragherolli ressalta a importância do networking. “Demonstre para as pessoas que você está apto e preparado para novas oportunidades, quanto mais gente souber, melhor. Muitas conquistas de empregos, hoje, se dão por indicações”, afirma.

Veja as dicas de Bragherolli para elaborar o currículo:

  • Destaque as habilidades com tecnologia e softwares digitais logo no topo da apresentação profissional. O modelo de trabalho remoto e as habilidades com o novo mundo digital vêm se consolidando, sendo parâmetros de diferenciais.
  • Priorize informações relacionadas à flexibilidade profissional e de horário. Hoje é essencial o candidato apresentar disponibilidade para trabalho em formato home office, presencial ou como for melhor para a empresa.
  • Crie um currículo com no máximo duas folhas, com linguagem simples e leitura amigável, layout profissional e convidativo. Isto é, com bom espaçamento entre linhas e destaques em negrito somente para as informações que devem ser ressaltadas, pouco sublinhados para não poluir.
  • Atenção à comunicação. A vaga pode ser para atendimento virtual e vai se destacar o candidato que demonstrar a melhor maneira de se expressar, sem usar gírias, abreviações e outros vícios de linguagem que as redes sociais acabam incorporando.
  • É fundamental demonstrar proatividade, interesse em aprender e trabalhar em equipe. Isso fará a diferença.
  • Inclua o endereço do Linkedin e outras redes sociais que possam contribuir com sua imagem pessoal e profissional. Por isso, é fundamental que as informações estejam alinhadas com o currículo.
  • Mas, antes de enviar o currículo, o candidato deve analisar se o seu perfil é compatível com a empresa e a função que será desempenhada.

As vagas temporárias não exigem tantos requisitos quanto as oportunidades para cargos mais específicos. Por isso, o profissional tem maior liberdade para descobrir novas áreas e se desenvolver profissionalmente, aproveitando para ganhar aprendizado. Mas é importante o candidato avaliar as suas próprias características e analisar em que funções gostaria de trabalhar.

Bragherolli alerta ainda sobre os cuidados nas mídias sociais. “Além do currículo, o recrutador irá recorrer à internet para obter mais informações, principalmente sobre comportamento. Atualmente, as redes sociais são filtros importantes”, diz. Ele aconselha evitar comentários religiosos, políticos e que envolvam assuntos polêmicos que possam levar ao questionamento de postura do candidato. Segundo ele, até mesmo um comentário “despretensioso” pode colocar tudo a perder.

Foto: divulgação

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