domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

UNIVERSIDADES FEDERAIS BAIANAS JÁ TÊM PROTOCOLO PARA RETORNO

Redação - 01/11/2021 08:30

Após um ano e sete meses com as portas fechadas, a esperança de retorno: as universidades e institutos federais baianos já têm definidos os protocolos sanitários para a volta das aulas e atividades presenciais em 2022. A Universidade Federal da Bahia (Ufba) exige que todos estejam vacinados com as duas doses da vacina contra a covid-19, usem máscara, façam distanciamento e o ar-condicionado está proibido, exceto em ambientes com equipamentos que precisam de climatização para manutenção e funcionamento. O corpo administrativo, que tem, ao todo, 1.295 funcionários, retorna a partir desta semana.

“O retorno às atividades administrativas presenciais será gradual, com início previsto para a primeira semana de novembro e se estenderá por todo o mês, na medida em que cada órgão esteja devidamente preparado”, explica o epidemiologista e professor do Instituto de Saúde Coletiva (ISC), Eduardo Mota, coordenador do Comitê de Assessoramento do Coronavírus da Ufba.

Se os índices epidemiológicos continuarem como estão, as atividades poderão retomar 100% presenciais. De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), 232 novos de covid-19 e 1 morte foram registrados nas últimas 24 horas, na Bahia (no sábado, foram 482 novos casos e seis mortes). Isso demonstra uma redução de 76% de infectados e 86% de vidas perdidas em três meses. A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estava em 36% nesse domingo (31).

“Com o descenso da curva de casos e óbitos, redução da proporção de leitos de UTI ocupados e ampliação da vacinação completa contra a covid-19, é considerada favorável ao início do retorno às atividades presenciais, gradualmente, com todos os requisitos de biossegurança que reduzam os riscos de transmissão e infecção pelo vírus SARS CoV-2. A expectativa é que essas condições persistam melhorando nos meses vindouros”, avalia Mota.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) já retomaram as atividades administrativas. O Ifba voltou com 25% da capacidade, no dia 18 de outubro, na unidade de Salvador. São permitidas ainda as atividades práticas de laboratório e estágios presenciais. Segundo o pró-reitor de ensino Jancarlos Lapa, reitor em exercício do Ifba, cada um dos 22 campi tem autonomia para decidir quando retorna. Essa independência setorial também ocorre no IF Baiano.

“Aprovamos um protocolo de retomada gradual, com quatro fases. Todas as universidades do Ifba já estão autorizadas para acionar as fases, com a devida autonomia, porque elas dependem de indicadores sanitários locais, como taxa de vacinação, de novos casos e ocupação nas UTIs. Cada fase tem que durar, no mínimo um mês”, explica Lapa. Para o avanço à última fase, é necessário que 90% da população da região tenha tomado as duas doses da vacina contra covid-19.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.