O Terminal de Contêineres (Tecon) passará a contar com um terminal moderno, com capacidade de operar embarcações de grande porte.
O terminal recebeu investimentos de mais de R$440 milhões na obra de expansão, para modernização da infraestrutura e da parte operacional. O Ação que representa um ganho de competitividade para a Bahia.
“O novo píer de atração terá capacidade de receber navios de última geração, o que se constitui em um diferencial competitivo relevante para a Bahia, pois permite ampliar a área de influência do Porto, abrangendo além da região Nordeste, parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste”, avalia o superintendente do Sistema FIEB, Vladson Menezes, que visitou o terminal no dia 26.10, acompanhado por outros representantes do Sistema FIEB.
Além da implantação de 400 metros de cais, a Wilson Sons investiu na aquisição de novos equipamentos para o Tecon, a exemplo de três novos portêineres, que são guindastes de grande porte usados para a retirada de carga dos navios.
A maior capacidade de movimentação de cargas também deve contribuir para o comércio exterior do estado, uma vez que o terminal é uma das principais portas de saída de produtos baianos. Em média, 95% das exportações baianas são realizadas pela via portuária.
Além de conhecer as novas instalações do Tecon, os representantes do Sistema FIEB visitaram o centro de logística e o centro de segurança do terminal. “Foi uma visita interessante para reforçar a importância que a atividade portuária e, em particular, esse terminal de contêineres tem para a Bahia”, comentou Vladson Menezes.