O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança do 1º turno das eleições de 2022, com 35% dos votos, à frente do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que tem 28%. A pesquisa foi feita pelo PoderData, divisão de estudos do site “Poder360”, divulgada ontem (27).
O atual chefe do Executivo, no entanto, diminuiu a diferença em um eventual segundo turno contra o petista — hoje Lula venceria por 52% a 37%, diferença de 15 pontos percentuais. Na pesquisa publicada no mês passado, a diferença era de 23 pontos percentuais — 56% a 33% em favor do líder petista.
Além de Lula e Bolsonaro, o levantamento incluiu o nome do ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro Sergio Moro, que deve se filiar ao Podemos em 10 de novembro; dos tucanos Doria e Eduardo Leite, que disputam prévias internas do partido; do ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes (PDT); do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM); do apresentador José Luiz Datena (PSL); do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), que se filiou ao PSD.
Veja abaixo os percentuais:
Cenário 1: com João Doria
Lula (PT): 35%
Jair Bolsonaro (sem partido): 28%
Sergio Moro (sem partido): 8%
Ciro Gomes (PDT): 5%
João Doria (PSDB): 4%
Luiz Henrique Mandetta (DEM): 4%
José Luiz Datena (PSL): 3%
Alessandro Vieira (Cidadania): 3%
Rodrigo Pacheco (PSD): 1%
Branco/nulo: 7%
Não sabem: 2%
Cenário 2: com Eduardo Leite
Lula (PT): 34%
Jair Bolsonaro (sem partido): 30%
Ciro Gomes (PDT): 7%
Sergio Moro (sem partido): 7%
Luiz Henrique Mandetta: 4%
José Luiz Datena (PSL): 4%
Eduardo Leite (PSDB): 3%
Alessandro Vieira (Cidadania): 3%
Rodrigo Pacheco (PSD): 1%
Branco/nulo: 6%
Não sabem: 1%.
Já em uma eventual disputa de 2º turno, Lula venceria Bolsonaro por 52% a 37%. A vantagem do petista sobre o atual mandatário caiu 10 pontos percentuais em dois meses, segundo o PoderData. Brancos e nulos são 10% e não sabem 1%. Segundo o UOL, esta é a primeira pesquisa realizada depois de o governo anunciar que o Auxílio Brasil, programa que irá substituir o Bolsa Família, será de R$ 400 até dezembro do ano que vem. O levantamento também mostra que Bolsonaro empataria tecnicamente com Leite e perderia para Doria e Ciro. Já Lula ganharia de Doria e Leite.
Bolsonaro 37% x Lula 52% (diferença de 15 pontos percentuais)
Bolsonaro 38% x Doria 46% (diferença de oito pontos percentuais)
Bolsonaro 36% x Leite 40 (diferença de quatro pontos percentuais)
Lula 51% x Doria 16% (diferença de 35 pontos percentuais)
Lula 48% Leite 18% (diferença de 30 pontos percentuais).
A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi realizado por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 2.500 entrevistados em 420 municípios nas 27 unidades da Federação, de 25 a 27 de outubro.
Foto: Reprodução/ Istoé.com