quarta, 24 de abril de 2024
Euro 5.5048 Dólar 5.1322

SALVADOR TERÁ PRIMEIRA FAZENDA URBANA A PARTIR DE TERÇA (26)

Redação - 23/10/2021 08:10

As fazendas urbanas são aquelas em que os alimentos são cultivados na cidade, próximos de onde as pessoas irão consumi-los. Menor tempo de transporte, emissão de carbono pelos veículos e o desperdício na distribuição. A partir do dia 26 de outubro, os moradores de Salvador poderão desfrutar da sua primeira, com a possibilidade de comprar as hortaliças no estacionamento do Shopping da Bahia ou recebê-las na porta de suas casas por meio de um clube de assinaturas.

A iniciativa, já presente nos estados de Minas Gerais e São Paulo é da Fazenda BeGreen, que utiliza a tecnologia da hidroponia para o cultivo das plantas, totalmente livres de agrotóxicos. “A produção ainda é totalmente livre de agrotóxicos. Utilizamos protocolos biológicos no cultivo. As hortaliças são colhidas momentos antes da entrega e levadas direto da fazenda para o consumidor final, chegando frescas, ainda com a raiz”, explica o CEO da empresa, Giuliano Bittencourt.

Nesse tipo de cultivo, as raízes das hortaliças se desenvolvem na água, em soluções que recebem os nutrientes naturais necessários para que cresçam saudáveis. De forma automatizada, é possível controlar o volume da água e a nutrição nos canais das bancadas. A técnica gera uma economia de até 90% de água em relação ao cultivo tradicional.

Em visita à Rede Bahia, ele conta que a fazenda construída no estacionamento do Shopping da Bahia terá capacidade para produzir seis toneladas de hortaliças e frutos mensalmente, o que significará cerca de 60 mil plantas. A área ainda receberá uma programação para os públicos infantil e adulto, e uma loja, onde os clientes poderão escolher tanto hortaliças quanto produtos sustentáveis, como sacolas ecológicas e produtos de limpeza naturais.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.