domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PREFEITURA LANÇA PROGRAMA PARA ATRAIR EMPRESAS TECNOLÓGICAS E CRIA CENTRO SENAI/CIMATEC DIGITAL

João Paulo - 16/10/2023 15:50 - Atualizado 16/10/2023

A capital baiana dá mais um passo na diversificação de sua matriz através da inclusão digital. O prefeito Bruno Reis e a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, lançaram nesta segunda-feira (16) o Programa Salvador do Futuro, durante evento realizado no edifício da Neonergia, na Praça da Sé.

Atrair empresas tecnológicas e incentivar novos negócios para capital baiana é a meta do Salvador do Futuro. O programa é balizado por três pilares: Educação, com o desenvolvimento de cursos de capacitação; Inovação e Negócios, com apoio ao empreendedorismo digital e fortalecimento de pequenos negócios; e Desenvolvimento Urbano e Social, com implementação de atividades estratégias nas áreas tech, social e econômico do Centro Histórico.

Uma das principais ações da iniciativa é a criação do novo campus do Senai Cimatec Digital, no segundo andar do edifício.  Um termo de compromisso para implantação da unidade de ensino foi assinado. O Cimatec Digital visa atrair e formar talentos digitais promovendo o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica prioritariamente no Centro Histórico de Salvador.

A escola vai oferecer sete áreas de formação: Robótica, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Digitalização, Computação Quântica, Games e Multimídia e IoT. A estimativa é que a estrutura funcione a partir do primeiro semestre de 2024. O investimento é de R$ 7 milhões, entre obras e aquisição de equipamentos. “Esse era um compromisso do nosso plano de governo: implantar uma escola digital para formar mão de obra nessa área. Hoje, os números apontam que há no Brasil 10 milhões de desempregados, sendo que há 800 mil vagas sem mão de obra preparada para assumir esses postos. Por isso, fomos buscar na academia o que tinha de melhor. O Senai Cimatec possui uma série de iniciativas nessa área de tecnologia, com ampla expertise e know-how”, afirmou Bruno Reis.

O chefe do Executivo municipal acrescentou que já existem empresas à disposição de firmar parceria para que as pessoas que forem capacitadas na escola digital sejam contratadas, a exemplo da própria Coelba Neoenergia. A Prefeitura disponibilizará um número de vagas de capacitações gratuitas para a população de baixa renda. “Essa escola vai ajudar a consolidar essa nossa estratégia para inclusão digital de toda a Salvador. Estamos avançando muito com a infovia, com o wi-fi gratuito nas praças, nos prédios públicos, com a inclusão digital das nossas crianças nas escolas com a distribuição de tablets para alunos a partir do Fundamental I”, lembrou o prefeito.

A titular da Semdec, Mila Paes, listou um balanço de ações desenvolvidas pela Prefeitura na área de tecnologia e ressaltou a necessidade de Salvador estimular essa matriz econômica sob olhar de uma nova perspectiva. “Com a escola digital, o Cimatec vai unir a empregabilidade, trazendo as empresas que trabalham para ela. A Prefeitura vai alcançar a população fazendo com que as pessoas integrem esse processo de transformação econômica que a gente tem buscado para a cidade, por meio da tecnologia, inovação e criatividade”, ressaltou.

Presente no lançamento do programa Salvador do Futuro, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, comemorou a parceria entre o Senai Cimatec, Prefeitura e Coelba para a implantação da nova escola digital. “Juntos, a gente sempre tem capacidade de fazer mais e melhor. Vamos desenvolver talentos e exportar serviços. Mas essa iniciativa não se trata apenas de formação de pessoal, mas de facilitar a atração de novos investimentos. E como é que a gente faz isso? Criando aqui um ambiente favorável de inovação de startups e de empreendedorismo da economia circular e criativa”, esclareceu.

O diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Guth, também celebrou o convênio. “O desenvolvimento de projetos dessa natureza faz parte do nosso DNA. Trabalhamos com a digitalização dos nossos processos e em projetos de pesquisa, nos quais, inclusive, lançamos uma startup recentemente em conjunto com o próprio Senai/Cimatec. Seguiremos apoiando projetos dessa natureza para o desenvolvimento de Salvador e da Bahia”, frisou. A Coelba cederá o segundo andar do edifício onde funciona o Museu da Energia, situado na Praça da Sé, para receber as instalações da escola digital. O prédio foi construído em 1925, sendo reinaugurado em dezembro passado após passar por obras de recuperação.

Fotos: Betto Jr./ Secom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.