quinta, 25 de abril de 2024
Euro 5.5256 Dólar 5.1535

VACINA DA PFIZER É MELHOR COM INTERVALO MAIOR ENTRE DOSES

Redação - 21/10/2021 13:30

A proteção conferida pela vacina da Pfizer é maior quanto mais longo for o intervalo entre as doses. No Brasil, o imunizante é aplicado com um intervalo de 12 semanas conforme orientação do Ministério da Saúde.

Na última segunda-feira, 18, um estudo publicado no formato pré-print apontou que o intervalo usado tradicionalmente pela farmacêutica —e estipulado no ensaio clínico— de 21 dias resultou em uma perda de até 99% dos anticorpos anti-Sars-CoV-2 em circulação no corpo oito meses após a segunda dose. Já um intervalo maior entre as doses pode reduzir essa queda, diminuindo a necessidade de uma dose de reforço.

Um outro artigo recente publicado no periódico BMJ (British Medical Journal) apontou que o nível de anticorpos neutralizantes no sangue —capazes de bloquear a entrada do vírus no organismo— é cerca de 2,3 vezes maior se as duas doses são dadas em um intervalo de pelo menos 6 a 14 semanas em comparação a um intervalo de 3 a 4 semanas.

O debate voltou à tona após a decisão do governador de São Paulo, João Dória (PSDB), de antecipar o intervalo para apenas 21 dias.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.