sábado, 20 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

RUI APRESENTA OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS DO ESTADO E DO NORDESTE NO CAZAQUISTÃO

Redação - 20/10/2021 14:40 - Atualizado 20/10/2021

O governador Rui Costa apresentou oportunidades de negócios na Bahia em seu primeiro dia em Nursultan, capital do Cazaquistão. Nesta quarta-feira (20), gestor esteve nos ministérios das Relações Exteriores, do Comércio e Integração e foi recebido pela agência oficial de investimentos e estímulo à exportação, a Kazakh Invest. O país asiático já tem empreendimentos no estado em transporte e mineração, como a Bamin, que tem controlador cazaque e tem projetos na Bahia que podem chegar a R$ 15 bilhões, incluindo um trecho da Fiol e o Porto Sul.

“Foi um dia extenso, de muitas agendas, tratando de parcerias em áreas que vão além da mineração, como o agronegócio, petróleo e gás”, afirmou o governador ao final dos encontros. “Ficou acertado que iremos receber uma missão técnica do Cazaquistão agora em novembro e, no início do ano que vem, uma comissão de empresários interessados em investir no Brasil, na Bahia e no Nordeste”, acrescentou. O ministro adjunto das Relações Exteriores do Cazaquistão, A. Rakhmetullin,convidou o Governo do Estado a participar de um grupo de trabalho criado no Itamaraty para ampliar as relações comerciais entre Brasil e o país asiático. “Vocês são a primeira comitiva de um governo estadual brasileiro a vir ao Cazaquistão. É um gesto importante e estamos dispostos a ampliar a relação bilateral”, disse o ministro.

O Cazaquistão tem uma posição considerada estratégica na Ásia Central, localizado entre a China e a Rússia, podendo ser um mercado comprador de exportações baianas. “O que eu tenho ressaltado aqui é a busca de tornar complementares as duas economias. Integrar naquilo que podemos somar esforços para gerar renda. É evidente que o Cazaquistão busca gerar emprego e renda aqui e nós, na Bahia, temos que ir atrás do que nos complementa, contemplando Bahia e Cazaquistão”, acrescentou o governador.

 

Foto: Daniel Senna/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.