O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho afirmou que a Bahia conta com um grande déficit habitacional. A declaração foi dada durante entrega de residências do empreendimento Sol Nascente I, II e III, no bairro de Nova Espança, em Salvador.
“A satisfação de dever cumprido. Temos em Salvador uma excepcional parceria com a prefeitura, com o prefeito Bruno Reis. Compete a prefeitura identificar as famílias em situação de risco, e essas famílias são alocadas aqui no residencial. Nós não temos dúvidas de que inauguraremos outros residenciais, até porque há um déficit habitacional grande aqui na Bahia”, disse o ministro, acrescentando que a previsão é a criação de novos residenciais através do programa ‘Casa Verde e Amarela’, do governo federal.
Sobre o residencial
Os residenciais Sol Nascente I e II são compostos por 15 blocos cada e o Residencial Sol Nascente III, por 14 blocos, reunindo 880 moradias no total. Cada apartamento possui 47 metros quadrados distribuídos por dois quartos, sala, cozinha e banheiro. O empreendimento conta com quadra de esporte, centro comunitário e parque para as crianças.
As obras do residencial tiveram início em 2018. Além desse, a Prefeitura investiu mais de R$2 milhões em pavimentação das vias do entorno e está concluindo a licitação para, em breve, construir uma escola municipal dentro do empreendimento habitacional, com investimento de R$7 milhões oriundos de recursos próprios.
Além dos 500 contratos, os outros 380 dossiês passam por análise da Caixa Econômica Federal para a assinatura do contrato, vistoria e entrega gradativa das chaves, à medida em que houver uma devolutiva da instituição. A expectativa é que o processo seja concluído até o final de novembro e que nesse prazo todas as 880 chaves tenham sido entregues.