O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta sexta-feira (8) que a inflação está subindo no mundo todo, não apenas no Brasil. “Países que tinham zero [de inflação], agora estão em 4%, 5%. Países que tinham 4%, 5%, agora estão em 8%, 9%. Isso acontece, mas tem de haver resposta política”, declarou.
Nesta sexta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a inflação, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acelerou de 0,87% em agosto para 1,16% em setembro. Em 12 meses, atingiu 10,25%. Segundo Guedes, o Banco Central é o “gato” para perseguir o “rato” da inflação.
Segundo informações do G1, o BC tem avaliado que os chamados “riscos fiscais”, que consistem nas dúvidas sobre as contas públicas e a falta de uma estratégia clara do governo para contar a alta da dívida, também tem pressionado a inflação nesse ano.
Sobre o crescimento da economia brasileira em 2021, o ministro Guedes estimou uma alta de 4,3% a 4,4% para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro – abaixo dos 5,3% estimados pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia em setembro. Para o mercado financeiro, a alta será de cerca de 5% em 2021.
Foto: Washington Costa/Ascom/ME