A Cidade da Música da Bahia, o mais importante instrumento de valorização cultural de Salvador e do estado, abriu as portas para o público no dia 23 de setembro e já vem ganhando a atenção de baianos e turistas. Em pouco mais de 48 horas da abertura oficial, o museu já registrava 3 mil visitas agendadas. A carioca Carolyne Cosme, 31 anos, e o bissau-guineense Jesualdo Costa, 33, foram os primeiros visitantes do equipamento cultural inédito no país, que fica localizado no emblemático Casarão dos Azulejos Azuis, entre o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo, no bairro do Comércio.
“Essa casa é um lugar necessário na Bahia e no Brasil, que conta e mantém a cultura desse lugar. Tem história que ainda não foi dita e acho que esse museu colabora neste processo de identidade de construção desse território não contado”, declarou Carolyne, que foi recebida, ao lado de Jesualdo, pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Fábio Mota, na entrada do museu.
Com curadorias do artista e arquiteto Gringo Cardia e do escritor e antropólogo Antonio Risério, o acervo do museu é 100% audiovisual. São mais de 750 horas de conteúdo, com 260 depoimentos exclusivos e representativos sobre a música baiana. Com 1.914,76 metros quadrados de área construída, a Cidade da Música da Bahia conta com quatro pavimentos e atrações que vão desde a loja, passando por biblioteca, midiateca, café, até as exposições permanentes que contam o passado, presente e futuro da produção sonora da primeira capital do Brasil.
O curador Gringo Cardia explica que o acervo do museu terá atualização constante, com produção de cinco a dez novos vídeos por ano. “A música vai se transformando a cada ano. São novos artistas, novos movimentos. Então, o conteúdo histórico vai ser atualizado, até mesmo para dar mais foco a alguns artistas que não aparecem neste primeiro momento. A ideia é que a Cidade da Música da Bahia se torne o centro de referência das histórias orais envolvendo a música na Bahia. Então é fundamental que o museu esteja em constante construção”. (Correio)
Foto: divulgação