sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

CONSELHO ESTADUAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL TOMA POSSE PARA BIÊNIO 2020/2022

admin - 05/10/2021 19:27

Os novos membros do Conselho Estadual de Comunicação Social do Estado da Bahia para o mandato que compreende o biênio 2020/2022 foram empossados, nesta terça-feira (5), num evento realizado por videoconferência, que contou com a presença de representantes da sociedade civil, segmentos da comunicação no Estado e do Secretário de Comunicação (Secom) e presidente do Conselho, André Curvello.

Para o secretário da Secom, a renovação do Conselho dá continuidade à fase de aprimoramento do Plano Estadual de Comunicação Social, aprovado em outubro de 2020, que tem entre seus objetivos normatizar e orientar todas as ações nas diversas frentes da comunicação. “O plano foi aprovado pelo conselho, que é formado por representantes de diversos segmentos da sociedade, o que lhe confere credibilidade democrática. Estamos seguindo as orientações do Tribunal de Contas para continuar desenvolvendo essa, que é uma iniciativa inédita no Brasil, fruto de amplo debate entre Governo do Estado e diferentes setores, e que coloca a Bahia novamente numa posição de vanguarda”.

O Conselho de Comunicação Social do Estado foi regulamentado em maio de 2011 e teve o regimento interno aprovado em março de 2012. A Bahia é pioneira na criação do órgão, previsto na Constituição Federal de 1988, e também nas constituições estaduais.

De caráter consultivo e deliberativo, o Conselho é integrado por 27 membros, sendo sete do poder público e 20 da sociedade civil. Entre as funções do órgão, estão a proposição de medidas para o aperfeiçoamento da Política Estadual de Comunicação Social, a atuação em defesa dos direitos da sociedade baiana ligados ao segmento e a articulação de ações para que a distribuição das verbas publicitárias do Estado seja baseada em critérios técnicos de audiência e garanta a diversidade e pluralidade.

Para o biênio 2020/2022 o conselho é formado por representantes do Governo do Estado, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), de agências de publicidade e veículos de comunicação, de entidades de classe e de movimentos sociais ligados à comunicação comunitária. A nova gestão foi escolhida no dia 15 de julho de 2021, com votação realizada no auditório da Casa Civil, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com mais de 30 entidades habilitadas à eleição.

 

Foto: Alberto Coutinho/ GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.