sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5402 Dólar 5.1615

OTTO ALENCAR QUER CONVOCAR GUEDES PARA EXPLICAR OFFSHORE

Redação - 04/10/2021 18:28 - Atualizado 04/10/2021

O senador baiano Otto Alencar (PSD) planeja convocar o ministro da Economia, Paulo Guedes, para explicar a offshore que mantém ativa mesmo após assumir a pasta. O caso foi revelado no domingo (3) pelo ICIJ (Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, na sigla em inglês), que contou com a colaboração de veículos brasileiros. O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, também manteve offshores mesmo após assumir o cargo em 2019.

Presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Otto disse nesta segunda-feira (4) que ainda aguarda uma manifestação de Guedes. Caso não aconteça ou dependendo do que for dito, pode convocar o ministro. “Tô aguardando manifestação do ministro Paulo Guedes se ele financiou, fez investimentos nas contas dele no exterior. Se fez, infringiu a lei brasileira”, afirmou segundo o Bnews.

É legítimo ter uma offshore no Brasil, desde que ela seja declarada à Receita Federal e ao BC, e o dinheiro tenha origem lícita. Quem tem cargo público, no entanto, está sujeito a regras para impedir o autofavorecimento.

Na avaliação do senador Otto Alencar, o ministro Paulo Guedes poderia ser demitido. “As duas maiores autoridades da Economia do país com offshores é uma coisa estranha. Em qualquer país do mundo, ele [Guedes] seria demitido”, disse ainda de acordo com o portal.

 

 

 

 

Foto: Jefferson Rudy / Agência O Globo

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.