quinta, 09 de maio de 2024
Euro 5.5723 Dólar 5.177

PREFEITO DE NOVA YORK ‘INDICA’ A BOLSONARO LOCAIS DE VACINAÇÃO

Redação - 21/09/2021 07:01

Em mais um episódio do embate entre o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, e o presidente Jair Bolsonaro, que está na cidade para a Assembleia Geral da ONU, De Blasio marcou Bolsonaro em uma publicação no Twitter com o link para os locais de vacinação contra a Covid-19 disponíveis na cidade.

Mesmo antes da chegada à cidade, Bolsonaro foi alvo de críticas por dizer abertamente que não foi imunizado contra o novo coronavírus — nesta segunda-feira, ele repetiu a afirmação diante do premier britânico, Boris Johnson, que minutos antes havia feito um discurso em defesa da vacina da AstraZeneca, e declarando que havia recebido duas doses.

De Blasio, por sua vez, adotou um protocolo rígido para estabelecimentos como restaurantes e bares em Nova York, permitindo a entrada apenas de pessoas completamente imunizadas. Ao marcar Bolsonaro e sugerir os locais de vacinação, o prefeito comentou sobre uma matéria do site Daily Beast relatando como o presidente se disse obrigado a comer pizza na calçada de um restaurante, no domingo, por não possuir comprovante de vacinação. Nesta segunda-feira, Bolsonaro e sua comitiva almoçaram em uma churrascaria brasileira, que armou um puxadinho na calçada — pelas regras da cidade, pessoas não vacinadas podem frequentar áreas externas de restaurantes.

Nas últimas semanas, Bill de Blasio vem pressionando as Nações Unidas para exigirem dos líderes mundiais e suas comitivas certificados de vacinação prévios, ou então convencê-los a tomar uma dose da vacina da Johnson & Johnson, de dose única e disponibilizada pela prefeitura a todos os que participam da Assembleia Geral. Apesar de oficialmente estar localizada em território internacional, e não se submeter às leis dos EUA, a ONU concordou em seguir as normas sanitárias adotadas em Nova York, mas o secretário-geral, António Guterres, já disse não ter meios de obrigar os chefes de Estado e diplomatas que estão na cidade a se vacinar.

Na tarde desta segunda-feira, De Blasio já havia mencionado Bolsonaro em uma entrevista coletiva em que aparecia na tela ao lado de uma foto do presidente brasileiro com expressão triste e a frase: “Se vacine”. — Há protocolos fortes em vigor. Nós  precisamos mandar uma mensagem para todos os líderes globais, incluindo mais notoriamente Bolsonaro, do Brasil, que se você quer vir aqui, é necessário estar vacinado. Se você não quer se vacinar, não se dê o trabalho de vir — declarou o prefeito.

Em 2019, Bolsonaro e De Blasio trocaram farpas antes de uma homenagem que a Câmara de Comércio Brasil-EUA faria ao presidente brasileiro. Inicialmente marcado para Nova York, o evento foi cancelado em meio a pressão da comunidade local e do próprio prefeito, que declarou que Bolsonaro não seria bem-vindo na cidade.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.