sexta, 19 de abril de 2024
Euro 5.5871 Dólar 5.2485

EMPRESÁRIOS DIZEM QUE CONTRUÇÃO CIVIL NA BAHIA VAI PARAR E CRITICAM A ADEMI-BA

Redação - 16/09/2021 09:24 - Atualizado 17/09/2021

O setor de construção civil vai parar no último trimestre do ano e não haverá novos lançamentos por conta de exigências burocráticas que estão emperrando os novos lançamentos no Estado. A afirmação é de empresários ligados ao movimento Renova Ademi-Ba que afirmam existir neste momento 60 projetos parados por conta da exigência do Registro de Imóveis, conhecido como RI,  feito por cartórios e que levam até 6 meses para a liberação.

Segundo eles, incompreensivelmente, a Ademi-Ba não vem trabalhando para tentar mudar o arcaico mecanismo do RI ou agilizar sua tramitação. Eles criticam, inclusive, a recente campanha promovida pela instituição que afirma ser crime começar a obra sem o Registro de Incorporação.

“É uma lei absurda de 1073, herdeira da Lei Hipotecária de 1864, que diz que  sem o RI  não podem ser lançados imóveis ou terem suas construções iniciadas”, diz um empresário do setor. Segundo ele, anteriormente era possível começar a obra apenas com o Protocolo do RI, mas que agora as exigências aumentaram.

Os empresários ouvidos pelo Bahia Econômica afirmam também que outro problema tende a desestimular as operações na construção civil em Salvador. É que a lei que permitiu reduzir pela metade o valor da outorga, que permite ampliar a área construída, perdeu validade em 31 de dezembro de 2020 e não se vê movimentação da Câmara de Vereadores para sua renovação.

Veja Tambem: Portal emite nota sobre posicionamento da Ademi-Ba e diz de onde partiram as críticas à instituição

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.