sexta, 29 de março de 2024
Euro 5.4105 Dólar 5.0163

FALTA DE VACINA SUSPENDE APLICAÇÃO DE 5 ESTADOS

admin - 11/09/2021 09:20

A aplicação da segunda dose da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 foi suspensa em diversas cidades no Brasil devido à falta do imunizante, de acordo com um levantamento feito pelo G1 nesta sexta-feira (10). Há postos suspensos em 5 estados brasileiros: São Paulo, Rio Grande do Norte, Tocantins, Rondônia e Mato Grosso do Sul. Na cidade de São Paulo, o desabastecimento já chega a quase 100% dos locais autorizados para a aplicação. A vacinação no Espírito Santo, em Minas Gerais e em Santa Catarina poderá ser interrompida na próxima semana, caso não haja novas remessas da AstraZeneca.

O motivo da falta de doses disponíveis está associado ao atraso na entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), componente utilizado para produzir a vacina, à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Devido a esse atraso, a fundação anunciou no dia 3 de setembro que ficaria duas semanas sem entregar novas remessas ao Ministério da Saúde. O composto é importado da China.

Vacinação ameaçada

Veja como está a situação do desabastecimento da AstraZeneca por estado:

Rio Grande do Norte

No Rio Grande no Norte, a vacinação foi suspensa em Mossoró, segunda maior cidade do estado, nesta sexta-feira (10), devido a falta de doses.

Tocantins

A segunda dose da vacina AstraZeneca está em falta nas unidades de saúde de Palmas, Gurupi e Porto Nacional. As prefeituras confirmaram, nesta sexta-feira, que os imunizantes da Oxford estão indisponíveis.

Rondônia

Em Rondônia, a vacinação com o imunizante da AstraZeneca foi suspensa em Porto Velho devido à falta de estoque, informou a Secretaria Municipal da Saúde (Semusa).

São Paulo

Na cidade de São Paulo, a vacinação foi interrompida por conta da falta do imunizante nos postos de saúde. Ao todo, são mais de 200 mil pessoas com a segunda dose da vacina AstraZeneca em atraso. Nesta sexta-feira, quase 100% dos postos já não tinham mais nenhuma dose disponível para essa população.

Mato Grosso do Sul

Pelo menos 5 cidades de Mato Grosso do Sul estão sem estoque da vacina da AstraZeneca, segundo apuração da TV Morena.

Espírito Santo

De acordo com a Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa), até esta sexta-feira, todas as primeiras doses tiveram as segundas doses correspondentes enviadas aos municípios. No entanto, “a partir da próxima semana o estado dependerá das remessas do Ministério da Saúde (…). Se houver descontinuidade de distribuição, o estado terá dificuldades em finalizar o esquema vacinal contra Covid”.

Minas Gerais

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) informou que, até o momento, não recebeu, por parte do Ministério da Saúde, documento informando sobre falta da vacina AstraZeneca para a segunda dose (D2).

Santa Catarina

A prefeitura de Florianópolis informou que ainda não está sofrendo com a falta de insumos para a aplicação da segunda dose de AstraZeneca, mas afirma que não tem volume suficiente para a aplicação de novas primeiras doses.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.