sábado, 20 de abril de 2024
Euro 5.6195 Dólar 5.2768

SETEMBRO AMARELO: ALDEN PROPÕE PREVENÇÃO EM PASSARELAS

Redação - 02/09/2021 16:02 - Atualizado 02/09/2021

Iniciada no Brasil há seis anos como campanha de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo atenta para a saúde mental dos cidadãos e apresenta medidas e soluções para que pessoas evitem tirar a própria vida. O deputado estadual Capitão Alden, no primeiro ano de mandato, apresentou projeto de Lei que solicita a municípios e ao Governo do Estado a inclusão de telas e gaiolas de proteção nas passarelas de pedestres e viadutos.

De acordo com a proposição, protocolada com o número 23.066/2019 na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), as instalações seriam prioritárias em locais de grande fluxo de veículos e em locais de maior número de ocorrências de suicídio. A proposta também sugere a colocação de aparelho telefônico, com ligação direta com o centro de prevenção de suicídios.

“Digo e repito, este projeto não se trata apenas de minimizar os suicídios nestes locais, mas também diminuir o risco de acidentes, como quedas, arremesso de objetos na via, entre outros. Imagine se um indivíduo que resolve pular cai em cima de um veículo em movimento e o motorista no susto venha a provocar outros acidentes de trânsito, gerando mais vítimas fatais? É preciso prevenir, cuidar, mas também se manter atento aos riscos”, disse o deputado, que também é vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Alba.

Na Bahia, entre 2010 e 2019, foram contabilizados 8.833 casos de lesões autoprovocadas e, destes, 5.160 foram casos de suicídio. No Brasil, cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida por ano, quase 6% da população, e a cada 46 minutos um cidadão resolve cometer suicídio, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

 

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.