A partir de terça-feira feira (24), brasileiros totalmente vacinados poderão entrar na Espanha sem a necessidade de quarentena. O anúncio foi feito pela embaixada da Espanha no Brasil na segunda -feira (23).
Serão aceitas todas as vacinas autorizadas no Brasil: Pfizer, AstraZeneca (incluindo Covishield), Janssen e CoronaVac. Os passageiros devem ter o esquema vacinal completo, com as duas doses dos imunizantes, e devem estar vacinados por pelo menos 14 dias antes da entrada na Espanha. Apenas a vacina da Janssen tem dose única.
Será necessário apresentar o certificado de vacinação, que deve ser traduzido ao espanhol, inglês, francês ou alemão. No caso de vacinas feitas no Brasil, é preciso obter o certificado digital do Ministério da Saúde na versão em espanhol. Para vacinas feitas na Espanha ou em outro país da União Europeia, o viajante deve apresentar o certificado digital covid da UE.
Todos os passageiros devem passar por um exame de saúde no aeroporto que incluirá, no mínimo, medição de temperatura, verificação dos documentos e verificação visual do estado de saúde. Se a autoridade de saúde considerar necessário, também pode ser realizado um teste diagnóstico. Qualquer pessoa pode ter a entrada negada por motivos de saúde pública.
Os viajantes devem ainda preencher um formulário de controle de saúde neste site.
São 29 países da Europa que autorizam a entrada de brasileiros. Com a nova autorização da Espanha, agora são 19 países que aceitam, sem qualquer restrição, viajantes totalmente vacinados que tenham o Brasil como país de origem.
Foto: ilustrativa