quinta, 09 de maio de 2024
Euro 5.4694 Dólar 5.0932

BC OBSERVARÁ A ECONOMIA E INDICA JURO ESTÁVEL

Redação - 26/03/2019 08:29 - Atualizado 26/03/2019

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central informou nesta terça-feira (26), por meio da ata de sua última reunião, quando os juros básicos da economia permaneceram inalterados na mínima histórica de 6,5% ao ano, que julga importante “observar o comportamento da economia brasileira ao longo do tempo” e acrescentou que “esta avaliação demanda tempo e não deverá ser concluída a curto prazo”.

A informação é divulgada em um momento de lenta recuperação da economia brasileira, e no qual alguns analistas já dizem acreditar que há espaço para redução da taxa básica de juros até o fim do ano. Segundo o G1, a maior parte do mercado, entretanto, ainda projeta que a taxa Selic permanecerá estável no atual patamar de 6,5% ao ano até o fim de 2018.

O Copom avaliou ainda, na ata de sua última reunião, que o cenário básico com o que trabalha considera que o “nível de ociosidade elevado” (nível de produção aquém da capacidade do parque fabril brasileiro) pode produzir uma inflação abaixo do esperado.

Por outro lado, acrescenta o Copom, uma frustração das expectativas sobre a continuidade das reformas e ajustes necessários na economia brasileira (como as mudanças na previdência, por exemplo) pode “afetar prêmios de risco e elevar a trajetória da inflação no horizonte relevante [nos próximos anos] para a política monetária [definição dos juros para controlar a inflação]”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.