Devem reunir-se nesta segunda-feira (23) em Brasília pelo menos 24 dos 27 governadores do Brasil, para um ato em defesa da democracia e do STF (Supremo Tribunal Federal). De acordo com João Doria, de São Paulo, o encontro foi articulado em parceria com o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que coordena o grupo dos 24 mandatários estaduais.
“Nunca o Brasil foi tão ameaçado como agora”, afirmou Doria, em evento no Rio de Janeiro. “Não vamos tratar de pandemia, vamos tratar de democracia. Os governadores que se sentirem à vontade em se manifestar vão também defender o Supremo Tribunal Federal e condenar qualquer flerte com o autoritarismo e iniciativas autoritárias no país”, afirmou o governador. Doria não informou quais seriam os três ausentes à reunião desta segunda. A reunião acontece em virtude do aprofundamento da crise entre os Poderes.
Na última sexta-feira, 20, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) enviou ao Senado Federal pedido de impeachment do ministro do Supremo Alexandre Moraes, que coordena investigações sobre atos antidemocráticos.
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil