sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5402 Dólar 5.1615

BRASKEM PODE SER VENDIDA POR OFERTA PÚBLICA DE AÇÕES

Redação - 19/08/2021 18:00 - Atualizado 19/08/2021

Está ficando difícil vender a Braskem, uma das maiores petroquímicas do mundo. A compra privada está complicada, pois  ficou caro para os compradores em potencial, já que o valor de mercado da empresa mais do que dobrou este ano, para US$ 7,9 bilhões.

Vender a Braskem em pedaços para atrair compradores que não estão interessados ​​em todo o negócio, não tem como ser executado sem  deixar os proprietários com alguns ativos difíceis de vender. Assim, uma saída seria a oferta pública de ações, como  estratégia de saída dos acionistas controladores a  Novonor, ex-Odebrecht,  e a Petrobras.

Seria uma venda pública coordenada de ações, com a Novonor e a Petrobras vendendo parte de suas participações no mercado em muitas transações. Essa opção tem apelo para a Petrobras, que já vendeu  sua unidade de distribuição de combustível de maneira semelhante.

Mas a opção de oferta pública também apresenta algumas complicações. A Novonor tem 50,1% do capital votante, enquanto a Petrobras tem 47%, com controle dividido por acordo de acionistas. Esse pacto precisaria ser revisto e a governança corporativa melhorada.

A ideia seria criar uma corporação com controle pulverizado no mercado.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.