A notícia passou meio batida, mas o crescimento da economia brasileira no 1º semestre de 2021 atingiu índices chineses. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que é considerado prévia do Produto Interno Bruto (PIB), não só mostrou que o PIB cresceu 1,14% em junho de 2021, em relação ao mês anterior, como registrou um avanço de 9,07%, na comparação com junho de 2020.
Com isso, a prévia do PIB acumulou alta de 7,01% no primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período do ano passado, um desempenho que coloca o crescimento brasileiro entre os maiores do mundo. O Produto Interno Bruto da China, por exemplo, registrou alta anual de 7,9% no segundo trimestre de 2021.
Esse número ainda não é o PIB, que será divulgado pelo IBGE no final de agosto ou começo de setembro, mas é uma prévia do que está acontecendo na economia brasileira. E se a comparação for trimestral, o crescimento é ainda maior, o indicador subiu 13,2% no 2º trimestre de 2021 ante o mesmo período do ano passado, na série sem ajuste.
O bom desempenho foi impulsionado pelos números dos serviços, que, representa cerca de 70% do PIB e em junho avançou 1,7% em relação ao mês anterior.