quinta, 02 de maio de 2024
Euro 5.4853 Dólar 5.1164

MAIS DA METADE DOS PARTIDOS SÃO CONTRA VOTO IMPRESSO

Redação - 09/08/2021 07:51

O governo deverá sofrer mais uma derrota na votação em que o plenário da Câmara dos Deputados vai decidir se torna obrigatório o voto impresso no Brasil, a principal bandeira do presidente Jair Bolsonaro hoje.

Segundo o jornal O Globo, os partidos declaradamente contrários à proposta somam 330 deputados. Das 22 bancadas consultadas na Casa, apenas duas, com 86 parlamentares no total, confirmam apoio ao projeto que é pivô da atual crise institucional entre o Judiciário e o Palácio do Planalto.

O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL) deve reunir nesta segunda-feira (09) líderes partidários para tratar do tema e pode pautar a votação já para amanhã. Mesmo que parte dos congressistas desrespeite a orientação das siglas, são mínimas as chances de aprovação, na avaliação dos dirigentes. Por se tratar de Proposta de Emenda à Constituição (PEC), são necessários 308 votos para aprovar a medida, já rejeitada na comissão especial formada para analisar o tema.

O projeto que tem Bolsonaro como garoto-propaganda conta com o apoio formal do PSL, que tem 53 representantes e abriga a maioria de perfil bolsonarista, e do bloco composto por PROS, PSC e PTB, com 33 deputados. No caso do PSL, porém, há uma divisão flagrante. Embora a maioria da bancada garanta a orientação da sigla a favor da PEC, uma parte expressiva do partido dará votos contrários.

 

Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.