domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

EUA PODEM COMEÇAR A VACINAR CRIANÇAS NESTA QUARTA-FEIRA

Redação - 03/11/2021 07:45 - Atualizado 03/11/2021

Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA deram parecer favorável nesta terça-feira, por unanimidade, ao uso da vacina da Pfizer e da BioNTech contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. Com o aval da agência federal, as doses podem começar a ser aplicadas na quarta-feira. Os conselheiros disseram que os benefícios da vacina superam os riscos. A diretora do CDC, Rochelle Walensky, deve assinar a aprovação das recomendações antes que os EUA possam começar a administrar a vacina a crianças nessa faixa etária. Na sexta-feira, o FDA (Food and Drug Administration, agência regulatória americana) concedeu o uso emergencial da vacina da Pfizer para a faixa etária dos 5 a 11 anos.

O FDA autorizou uma dose de 10 microgramas da vacina em crianças pequenas. A dose original, dada a pessoas com 12 anos ou mais, é de 30 microgramas. No início da reunião, Walensky disse que as hospitalizações pediátricas aumentaram durante a recente onda provocada pela variante Delta do coronavírus. O risco de Covid-19 “é muito alto e muito devastador para nossos filhos e muito maior do que para muitas outras doenças para as quais vacinamos crianças”, afirmou, acrescentando que o fechamento de escolas teve impactos prejudiciais à saúde mental e social das crianças. “A vacinação pediátrica tem o poder de nos ajudar a mudar tudo isso”, disse ela.

O CDC apresentou dados sugerindo que cada milhão de doses da vacina administrado poderia prevenir entre 80 a 226 hospitalizações em crianças de 5 a 11 anos. Uma vez autorizado, cerca de 28 milhões de crianças serão elegíveis para a injeção no país. Os membros do painel falaram com entusiasmo a favor da vacinação da faixa etária antes da votação. Muitos disseram que estavam ansiosos para que seus filhos ou netos na faixa etária recebessem as vacinas.

“Sinto que tenho a responsabilidade — todos temos — de disponibilizar esta vacina para as crianças e seus pais”, disse o membro do painel Beth Bell, da Escola de Saúde Pública da Universidade de Washington. “Temos excelentes evidências de eficácia e segurança. Temos uma análise favorável de risco / benefício. E temos muitos pais por aí que realmente estão clamando e querem que seus filhos sejam vacinados.”. A Pfizer e a BioNTech disseram que sua vacina mostrou 90,7% de eficácia contra o coronavírus em um ensaio clínico com crianças de 5 a 11 anos.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.