A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta quinta-feira, 29, a liberação de 50% do público em estádios, boates, casas de shows e festas em áreas fechadas a partir de setembro, desde que os presentes tenham completado o esquema vacinal. As novas regras estão em um plano de flexibilização das medidas restritivas, divido em três fases, de 2 de setembro a 15 de novembro.
Para o início da primeira fase, 77% dos cariocas devem ter pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid e 45%, a segunda dose. Para marcar o começo dessa etapa, a administração municipal planeja uma celebração de quatro dias, entre 2 e 5 de setembro, anunciou o prefeito Eduardo Paes.
A partir de 17 de outubro, está prevista a liberação de 100% do público nos estádios, boates, casas de shows e festas em áreas fechadas, novamente com a exigência do esquema vacinal completo.
Já o uso de máscara passará a ser obrigatório apenas no transporte público e em unidades de saúde a partir de 15 de novembro. Esta data também marcará o início da livre circulação, sem restrição de capacidade e distanciamento.