O Vitória continua vivendo o seu inferno astral. Na noite desta terça-feira (27), o Leão apresentou desempenho bem abaixo do esperado, foi dominado pelo Grêmio e acabou derrotado por 3×0, no Barradão, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Os gols do triunfo gremista foram marcados pelo atacante Ricardinho, ainda no primeiro tempo, e Léo Pereira e Diogo Barbosa, na segunda etapa. O resultado fez o Leão largar em desvantagem na luta por uma vaga na fase quartas de final do torneio mata-mata.
Agora, o time baiano vai ser forçado a vencer o Grêmio por quatro gols de diferença, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, na próxima terça-feira (3), para avançar de forma direta, ou três gols para levar para os pênaltis. Antes, o Vitória enfrenta o Avaí, neste sábado (30), às 16h30, no Barradão, pela Série B.
DOMINADO
Em busca de vantagem no jogo de ida, Ramon Menezes voltou a escalar o Vitória no esquema com três zagueiros. No gol, Lucas Arcanjo substituiu o machucado Ronaldo, enquanto Samuel foi o escolhido para ser a referência no ataque, que não terá mais o atacante Dinei. O veterano lesionou o joelho e volta aos gramados em 2022. Quando a bola rolou, foi o Grêmio que começou dando as cartas. Com mais presença no campo ofensivo, o time gaúcho tentava construir as jogadas pelos lados do campo e com triangulações na entrada da área.
Retraído, o Leão tinha dificuldade para ficar com a bola no pé. Errando muitos passes, o time não conseguia acionar os homens de frente. Aos oito minutos, Alisson cruzou rasteiro, mas Léo Pereira furou, perdendo uma grande chance. O Grêmio seguiu pressionando. Na blitz gaúcha, Alisson, Jean Pyerre e Darlan levaram perigo ao gol de Lucas Arcanjo. O domínio tricolor fez efeito aos 30 minutos. No cruzamento de Lucas Silva, a defesa do Vitória bateu cabeça e a bola sobrou para Ricardinho estufar as redes e abrir o placar para o Grêmio.
O lance foi analisado pelo VAR por conta de um possível impedimento de Ricardinho. Depois de oito minutos de jogo parado, o gol foi confirmado e a partida reiniciada. Antes do fim do primeiro tempo o Grêmio quase chegou ao segundo. Lucas Arcanjo fez boa defesa na cabeçada de Alisson e salvou o rubro-negro.
VACILO GERAL
Em desvantagem, Ramon desfez o esquema com três zagueiros e voltou do intervalo com Guilherme Santos no lugar de João Victor e Soares na vaga de Eduardo. A mexida deixou o Vitória mais solto. Em chute de fora da área, David quase acerta o ângulo. Seria um golaço. A esperança do Leão, no entanto, foi por água abaixo aos nove minutos. A defesa errou na saída de bola, o Grêmio recuperou na zona intermediária e Darlan deixou Léo Pereira livre para anotar o segundo do time gaúcho.
Depois do gol o Vitória tentou responder em jogada individual de Guilherme Santos, mas Gabriel Chapecó fez boa defesa. Ramon então partiu para o tudo ou nada e colocou Roberto, Gabriel Bispo e Ygor Catatau em campo. Já aos 47 minutos, o Grêmio puxou contra-ataque. Luiz Fernando tirou da marcação e cruzou para Diogo Barbosa, com o gol aberto, tocar de cabeça para fazer 3×0 e fechar a conta no Barradão.
FICHA TÉCNICA
Vitória 0x3 Grêmio – Copa do Brasil (oitavas de final – ida)
Local: Barradão
Gols: Ricardinho, aos 30 minutos do 1º tempo, e Léo Pereira, aos 9 minutos e Diogo Barbosa, aos 47 do 2º tempo
Cartão amarelo: Pedrinho e Eduardo (Vitória)
Arbitragem: Flavio Rodrigues de Souza, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Daniel Paulo Ziolli (trio de São Paulo)
Vitória: Lucas Arcanjo, Mateus Moraes, Marcelo Alves e João Victor (Guilherme Santos); Cedric, João Pedro (Gabriel Bispo), Pablo Siles, Pedrinho (Roberto) e Eduardo (Soares); David (Ygor Catatau) e Samuel. Técnico: Ramon Menezes.
Grêmio: Gabriel Chapecó, Vanderson, Ruan, Rodrigues e Cortez; Darlan (Victor Bobsin), Lucas Silva e Jean Pyerre (Pinares); Léo Pereira (Luiz Fernando), Ricardinho (Diogo Barbosa) e Alisson. Técnico: Felipão.