quinta, 28 de março de 2024
Euro 5.4085 Dólar 5.0093

REDE PÚBLICA MUNICIPAL VOLTARÁ ÀS AULAS NOS DIAS 9 E 16 DE AGOSTO EM CAMAÇARI

admin - 22/07/2021 08:55 - Atualizado 22/07/2021

Em prosseguimento às discussões referente ao processo de volta às aulas semipresenciais de maneira escalonada na Rede Pública Municipal de Ensino, o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, participou nesta quarta-feira (21), do 3º encontro com o Comitê de Governança Intersetorial de Planejamento de Retorno com a finalidade de escolher a melhor data de reingresso das atividades nas 102 unidades do município. A reunião aconteceu na Secretaria do Governo (Segov) e contou com a presença dos secretários da Saúde e Educação, Elias Natan e Neurilene Martins, respectivamente. Na oportunidade, ficou acordado de maneira conjunta que o retorno ocorrerá em duas etapas.

A primeira é a partir de 9 de agosto, onde todos os professores voltarão para as unidades com intuito de avaliarem as adequações feitas nas escolas para evitar a contaminação pela Covid-19, assim como a aplicabilidade do Protocolo Sanitário para Ambientes Escolares. No dia 16 de agosto, será o momento das aulas iniciarem com a presença dos estudantes da rede. O percentual de alunos será definido entre os comitês escolares.

No decorrer da reunião, o chefe do Poder Executivo fez questão de ouvir a explanação feita pelos representantes dos sindicatos e conselheiros da categoria, que reforçaram a importância desse retorno acontecer de forma segura. Em seu discurso, o gestor afirmou, “estamos empenhados desde o início da pandemia em garantir que os alunos retornem aos ambientes escolares de maneira segura e com todos os cuidados necessários. O futuro das nossas crianças e jovens depende de todos os nossos esforços para que elas não sejam prejudicadas”, pontuou Elinaldo.

A titular da Seduc, Neurilene Martins, explicou como funcionará o processo de reingresso. “Será feito o acolhimento ao longo do mês de agosto dos profissionais de educação das escolas com a homologação de retorno dos protocolos sanitários e pedagógicos, a busca ativa dos estudantes que tiveram baixa cobertura no programa Mais e Melhor Educação: Em Casa, bem como o recebimento e acompanhamento semipresencial dos estudantes da rede”. Martins ainda reforçou que “é importante salientar e reforçar o esforço para garantir a sincronicidade desse planejamento com o calendário de vacinação da categoria”, pontuou.

As duas datas foram escolhidas, pois cerca de 60% dos profissionais da educação terão contemplado o seu ciclo de imunização contra o vírus com a segunda dose até o final do mês de julho. O secretário Elias Natan, aproveitou o momento para fazer uma apresentação do atual cenário epidemiológico e vacinal do município. “Temos conseguido obter uma melhora nos indicadores de contaminação, e tudo isso reflete nas nossas decisões. Temos 37% da população geral vacinada em primeira dose e 19% com a segunda”

Natan acrescentou ainda, “não temos nenhum paciente aguardando para ser regulado e temos leitos disponíveis tanto na rede do Estado quanto na rede municipal. A nossa ocupação hoje em Camaçari de leitos clínicos no Centro Intermediário de Enfrentamento ao Coronavírus (CIEC) é de 7% e no Hospital Geral de Camaçari de 15%. Nos leitos de UTI, no HGC temos um índice de 18% e no Hospital Santa Helena 100%”.

Participaram das tratativas representantes da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes); do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (CACS/FUNDEB); do Conselho Municipal de Educação (CME); do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CMAE); do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); do Conselho Municipal de Saúde; do Conselho Tutelar (CT); do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA); do Sindicato dos Servidores Públicos de Camaçari (SINDSEC) e do Sindicato de Professores e Professoras da Rede Pública Municipal de Camaçari (SISPEC).

Foto: Tiago Pacheco/Diretoria de Comunicação – Prefeitura de Camaçari

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.