sábado, 11 de maio de 2024
Euro 5.5609 Dólar 5.1608

‘UFBA SE POSICIONA CONTRA ‘REUNI DIGITAL’ DO MEC

Redação - 23/06/2021 18:00 - Atualizado 24/06/2021

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) se manifestou nesta quarta-feira (23) contra a aplicação do “Reuni Digital”, projeto do Ministério da Educação (MEC) que visa cumprir 12 metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e ampliar o número de vagas na instituição.

Uma das metas é a elevação da taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, e ampliar em 40% o número de novas matrículas no segmento público. A UFBA considera, no entanto, que este aumento exponencial de vagas não garante melhores condições para as já existentes.

Em nota a universidade afirma que foi feito um estudo técnico e constatou que não há garantia de recursos de investimento e de custeio para o sistema das universidades federais e isso implicaria no “sucateamento” da infraestrutura, além de comprometer o apoio aos estudantes já matriculados. “A proposta do MEC, ao sinalizar com novas vagas para a educação superior, não dá uma resposta efetiva às vagas já existentes no sistema federal. São vagas que devem ser mantidas e protegidas, com a qualidade própria das universidades públicas, que, todavia, encontram-se ameaçadas por severas restrições orçamentárias”, diz a nota divulgada pela UFBA.

De acordo com a UFBA, o “Reuni Digital” não pode ser comparado com métodos de educação à distância (EaD), já utilizados no momento de pandemia e que a universidade classificou como “conhecidos e preocupantes” os efeitos negativos do trabalho remoto, pelas condições desiguais de acesso na sociedade. “O projeto ‘Reuni Digital’ traz ideias que já são praticadas sem dano em nossas instituições e que, isoladamente, podem até ser interessantes, mas não são novas. Novos sim, e indesejáveis, são o contexto e o alcance da proposta, que pode tornar-se, caso não seja rejeitada, um elemento a mais no desmonte do sistema de ensino superior público, gratuito, inclusivo e de qualidade”, diz o documento.

 

 

 

 

 

Foto: Arquivo/Correio

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.