A CPI da Covid no Senado decidiu adiar os depoimentos previstos na comissão para esta quinta-feira (17). Segundo o presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), a decisão foi motivada pela votação em plenário da medida provisória que possibilita a privatização da Eletrobras.
A votação da MP no Senado estava prevista para a tarde desta quarta (16), mas foi adiada por falta de acordo. A sessão em plenário deve ser aberta às 10h – e o regimento do Senado prevê que as comissões sejam limitadas quando o plenário está votando.
A pauta da CPI da Covid previa dois depoimentos: do empresário Carlos Wizard e do auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Alexandre Silva Marques. Aziz pediu desculpas a Marques, que já estava no prédio do Senado – diferentemente de Wizard, que não apareceu. A nova data dos dois depoimentos ainda não foi agendada. Nesta sexta (18), a CPI deve se reunir para votar requerimentos de novas convocações.
Antes de encerrar a reunião, Omar Aziz também anunciou providências sobre o não comparecimento do empresário Carlos Wizard. Ele é apontado como um dos integrantes do chamado “gabinete paralelo” que teria aconselhado o presidente Jair Bolsonaro a defender medidas ineficazes contra a pandemia.
“Oficiaremos a um juiz criminal para que requisite à autoridade policial a apresentação da testemunha faltosa, ou determinar que seja conduzido por oficial de justiça, o qual poderá solicitar o auxílio da força pública”, declarou Aziz. (G1)
Foto: Edilson Rodrigues/ Agência Senado