Após os governos de São Paulo e Rio de Janeiro prometerem que vão vacinar todos os adultos com uma dose até setembro e outubro, operadores de turismo e donos de hotéis preveem que no próximo verão brasileiro vai faltar acomodação. A maioria dos envolvidos com a atividade afirma que a alta temporada vai encontrar as principais capitais turísticas vacinadas e isso vai agilizar o setor.
Leonel Andrade, presidente da CVC, acredita que vai faltar hotéis e aviões porque vai haver um boom de viagens. Mas essa expectativa é interna já que muitos países só permitem a entrada de brasileiros depois de uma quarentena e outros sequer aceitam brasileiros ainda. Em entrevista à Revista Veja Leonel afirmou que no turismo internacional vai acontecer a mesma coisa, mas seis meses depois do doméstico.
Em Salvador, o presidente da Salvador Destination, Roberto Duran, afirma também que existe uma grande demanda reprimida, e que Salvador , está totalmente preparada e estruturada para surfar esta onda que estourará assim que a percepção de segurança seja emanada por nossos gestores públicos.
O jornalista e economista Armando Avena disse em seu twitter @armandoavena que o prefeito de Salvador, Bruno Reis, deveria anunciar sua previsão até para permitir que o trade turístico se prepare para a retomada.