terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.4939 Dólar 5.1195

CASAL QUE INVESTE JUNTO CONQUISTA RESULTADOS MELHORES, DIZ ESPECIALISTA

Redação - 12/06/2021 08:31 - Atualizado 12/06/2021

Por: João Paulo Almeida

Hoje é comemorado no Brasil o dia dos namorados e o portal Bahia Econômica foi atrás de conversar com Samuel Torres, Analista de investimentos da fintech Onze , sobre as vantagens de se ter a mesma harmonia do amor nos investimentos. Segundo o especialista questões como confiança e coragem são fundamentais para o desenvolvimento de uma carteira de investimentos de um casal.

Se cada cônjuge for transparente com o outro em relação ao dinheiro, é possível estabelecer como cada um vai contribuir para a conquista dos objetivos, por exemplo, se farão de forma proporcional à renda de cada um ou se contribuirão em montantes iguais. Se o casal já tiver chegado a um nível alto de confiança e intimidade, é possível fazer também os investimentos pensando de forma conjunta, isso pode permitir alguns ganhos, como por exemplo manter uma única reserva de emergência em menor valor e montar uma carteira mais diversificada e mais em linha com os objetivos comuns do que se cada um montar sua carteira de investimentos pensando em atingir os objetivos individualmente”, explicou.

O especialista também deu dicas para casais que desejam estruturar a carteira de investimentos em conjunto. Segundo ele “antes de começar a investir em conjunto, é importante organizar o orçamento de forma unificada, definir objetivos futuros, com respectivos prazos, montantes financeiros e até grau de importância de atingimento. Assim, é possível definir quanto cada um dos cônjuges contribuirá financeiramente, além de avaliar a necessidade de reduzir custos, podendo até chegar à conclusão de que já se está numa situação confortável frente aos objetivos” disse.

Samuel também destaca a importância de cada um ter uma parte para gastar consigo mesmo. “Uma dica adicional é definir um montante que cada um terá para gastar consigo mesmo da forma que quiser. Em seguida, é importante definir como o casal irá alocar o dinheiro que, após fazer o orçamento, entende que vai conseguir economizar. Ou seja, quanto vão investir em renda fixa, ações, investimentos no exterior, etc. ou se vão investir através de fundos. A carteira de investimento deve estar alinhada ao perfil e aos objetivos do casal e, dependendo do retorno esperado, pode ser necessário voltar à etapa anterior e reavaliar os gastos. Feito isso, como vão operacionalizar o dia a dia, vai da preferência do casal”, explicou.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.